Ensino dos Conceitos de Mecânica Além dos Muros da Universidade: Relacionando Engenharia, Educação e Sociedade

Authors

  • Alexandre Luiz Pereira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Suzy Maria da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Abstract

Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) mais educação não são tão fáceis de relacionar. A tecnologia pode ser levada para a sociedade através de conceitos e aplicações de mecânica. Fora do ambiente profissional ou acadêmico, a mecânica muitas vezes se limita somente ao reparo de automóveis. A aplicação da mecânica pode ser encontrada em diversas áreas, entre elas: aeronáutica, naval, biomecânica e no nosso dia a dia em situações simples. Diante disso, este artigo mostra um trabalho de extensão realizado, que teve como objetivo principal contribuir com o estreitamento entre universidade e sociedade através de conceitos e aplicações da mecânica junto à comunidade de Angra dos Reis, relacionando o ensino da engenharia, com a educação e a sociedade. A metodologia adotada foi por meio de um trabalho de campo com um questionário sobre conceitos de mecânica no cotidiano, suas aplicações e explicações. Neste trabalho de extensão chegamos a uma conclusão de que é preciso relacionar o ensino de engenharia com a sociedade através de esclarecimentos e conceitos sobre a mecânica, contribuindo com a formação cultural dos alunos, do social envolvido e do entorno do Campus, retirando assim muros entre a universidade e a sociedade.

Author Biography

Alexandre Luiz Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Possuo Licenciatura em Matemática (UERJ - 2014), Graduação em Engenharia Mecânica (UFF – 2010), Especialização em Ensino de Matemática (UFF – 2008), Mestrado em Engenharia Mecânica área de concentração: Mecânica dos Sólidos (UFF – 2013) e Doutorando em Engenharia Mecânica área de concentração: Mecânica dos Sólidos (UFF - cursando). Trabalhei lecionando Matemática no Ensino Fundamental e Médio em escolas particulares e SEE-RJ. Atualmente, trabalho no CEFET/RJ Campus Angra dos Reis, lecionando para os cursos de Técnico em Mecânica e Graduação em Engenharia Mecânica.

References

S. H. Cutcliffe, “Science, technology, and society studies as an interdisciplinary academic field,” Technol. Soc., vol. 11, no. 4, pp. 419–425, Jan. 1989.

J. Peters, “Engineering, a Dialogue between Science and Society,” CIRP Ann. - Manuf. Technol., vol. 43, no. 1, pp. 401–404, 1994.

O. P. Da, D. Científica, S. A. Sociedade, D. E. R. Em, and P. D. E. Uma, “Nova Ordem De Relações Entre Ciência ,” pp. 31–39, 2006.

J. K. Staniškis and E. Katili?t?, “Complex evaluation of sustainability in engineering education: Case & Analysis,” J. Clean. Prod., Oct. 2015.

W. Longo, “Reflexões de um engenheiro sobre ciência, tecnologia e educação,” Rev. Ensino em Eng., pp. 40–50, 2010.

G. Grupo de Reelaboração do Ensino de Física, Leituras de física. São Paulo, 1998.

Published

23-08-2017