Uma Nova Abordagem de Ensino para a Disciplina de Introdução a Engenharia de Computação
Abstract
Este artigo relata o desafio do desenvolvimento de novas ferramentas pedagógicas, buscando contribuir com outros enfoques para o aprimoramento contínuo do ensino de graduação na Engenharia através de atividades práticas em laboratório, em horários fora da sala de aula, caracterizando uma nova abordagem para a disciplina de Introdução à Engenharia de Computação. Espera-se que os alunos ingressantes tenham maior contato com atividades práticas ainda no início do curso, bem como a criação de uma relação colaborativa entre calouros e veteranos. As tecnologias utilizadas atualmente são a plataforma Arduino© e o Lego® Mindstorms® de forma ativa e direta em um ambiente agradável e propício para desenvolvimento do pensamento criativo e trabalho em equipe, tendo as atividades planejadas e executadas pelos alunos monitores da disciplina, sob a supervisão do professor responsável.
References
COLOSSI, Nelson.; CONSENTINO, Aldo; QUEIROZ, Etty Guerra de. Mudanças no contexto do ensino superior no Brasil: uma tendência ao ensino colaborativo. FAE, Curitiba, v.4, n.1, p.49-58, jan./abr. 2001.
Arduino. Arduino. Disponivel em: <http://www.arduino.cc>. Acesso em: 03 de abril de 2015.
Lego Mindstorms. Lego® Mindstorms® Education EV3. 2014. Disponivel em: <https://education.lego.com/ko-kr/lesi/middle-school/mindstorms-education-ev3>. Acesso em: 03 de abril de 2015.
Universidade Federal de Goiás. Programa de Monitoria. Atualizado em 19/11/14 09:34. Disponível em: <http://www.monitoria.prograd.ufg.br/p/5080-programa-de-monitoria> Acesso em: 04 de abril de 2015.
FELDER, R. M. Teaching Engineering in the 21th Century with a 12th Century Teaching
Model: How bright is that?, Chemical Engineering Education, p.110-113, 2006.
GONZÁLES, L. A. G. Um Modelo Conceitual para Aprendizagem Colaborativa Baseada na Educação de Projetos pela WEB. Tese de Doutorado, Escola Politécnica da Universidade
de São Paulo, 2005. http://bdtd.ibict.br/bdtd.
IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Programa Inova Engenharia, Propostas para a Modernização da Educação em Engenharia no Brasil, SENAI.DN, Brasília: IEL.NC/SENAI.DN, 2006.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Conselho Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, Resolução CNE/CES 11 de Março de 2002. Disponivel em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES112002.pdf>. Acesso em 06/06/07.
POWELL, P. C. e WEENK, G. W. H. Project-Led Engineering Education, Lemma, 2003.
PRINCE, M. J e FELDER, R. M. Inductive Teaching and Learning Methods: Definitions, Comparisons and Research Bases, Journal Engineering Education, p. 123-138, 2006.
Universidade Federal de Goiás. Projeto Político-Pedagógico Curso de Engenharia de Computação. Disponível em: <https://www2.emc.ufg.br/up/467/o/03._EC_Inicio_-_Projeto_Pol%C3%ADtico_Pedag%C3%B3gico_-_Curso_EC.pdf>. Acesso em: 05 de abril de 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright
The author is responsible for the following statements by submitting an article electronically in the International Journal of Alive Engineering Education (IJAEEdu):
a) States that the document in question was reviewed by an expert in English language and it is an original work and it holds the prerogative to grant the rights contained in this license. It also states that the document does not infringe, as far as it is possible to know the rights of any other person or entity.
b) If the document in question contains material which does not hold the copyright, the author states have obtained the copyright holder’s permission to grant the Universidade Federal de Goiás (UFG) the rights required by this license, and that such material whose rights are third is clearly identified and acknowledged within the text or content of the document.
c) States that the study was conducted in accordance with the ethical standards of all applicable institutional, local, national and international guidelines.
d) It also states that any person appointed as author or co-author of the document is aware of it and agrees to be so appointed.
Authorization Form
As responsible for the submission of the document, I authorize the School of Electrical, Mechanical and Computer Engineering of the Federal University of Goiás to provide the paper free of charge, through the Electronic System for Publishing Magazines UFG (SEER / UFG) or in printed form, without compensation of copyright, in accordance with Law No. 9610/98. Is allowed, reading, printing and / or download, as a promotion of the Brazilian scientific production. Any use of the work not authorized under this license or the copyright law is prohibited.