Uma Nova Abordagem de Ensino para a Disciplina de Introdução a Engenharia de Computação

Authors

  • Ana Gabriella Freitas Hoffmann ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (EMC/UFG)
  • Bruna Michelly de Oliveira Silva ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (EMC/UFG)
  • Dr. Adriano César Santana ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (EMC/UFG)

Abstract

Este artigo relata o desafio do desenvolvimento de novas ferramentas pedagógicas, buscando contribuir com outros enfoques para o aprimoramento contínuo do ensino de graduação na Engenharia através de atividades práticas em laboratório, em horários fora da sala de aula, caracterizando uma nova abordagem para a disciplina de Introdução à Engenharia de Computação. Espera-se que os alunos ingressantes tenham maior contato com atividades práticas ainda no início do curso, bem como a criação de uma relação colaborativa entre calouros e veteranos. As tecnologias utilizadas atualmente são a plataforma Arduino© e o Lego® Mindstorms® de forma ativa e direta em um ambiente agradável e propício para desenvolvimento do pensamento criativo e trabalho em equipe, tendo as atividades planejadas e executadas pelos alunos monitores da disciplina, sob a supervisão do professor responsável.

Author Biographies

Ana Gabriella Freitas Hoffmann, ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (EMC/UFG)

Ana Gabriella Freitas Hoffmann. Graduação em andamento em Engenharia de Computação. Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Bruna Michelly de Oliveira Silva, ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (EMC/UFG)

Bruna Michelly de Oliveira Silva. Graduação em andamento em Engenharia de Computação. Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Dr. Adriano César Santana, ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (EMC/UFG)

Adriano César Santana, Dr. Professor na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação. Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

References

COLOSSI, Nelson.; CONSENTINO, Aldo; QUEIROZ, Etty Guerra de. Mudanças no contexto do ensino superior no Brasil: uma tendência ao ensino colaborativo. FAE, Curitiba, v.4, n.1, p.49-58, jan./abr. 2001.

Arduino. Arduino. Disponivel em: <http://www.arduino.cc>. Acesso em: 03 de abril de 2015.

Lego Mindstorms. Lego® Mindstorms® Education EV3. 2014. Disponivel em: <https://education.lego.com/ko-kr/lesi/middle-school/mindstorms-education-ev3>. Acesso em: 03 de abril de 2015.

Universidade Federal de Goiás. Programa de Monitoria. Atualizado em 19/11/14 09:34. Disponível em: <http://www.monitoria.prograd.ufg.br/p/5080-programa-de-monitoria> Acesso em: 04 de abril de 2015.

FELDER, R. M. Teaching Engineering in the 21th Century with a 12th Century Teaching

Model: How bright is that?, Chemical Engineering Education, p.110-113, 2006.

GONZÁLES, L. A. G. Um Modelo Conceitual para Aprendizagem Colaborativa Baseada na Educação de Projetos pela WEB. Tese de Doutorado, Escola Politécnica da Universidade

de São Paulo, 2005. http://bdtd.ibict.br/bdtd.

IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Programa Inova Engenharia, Propostas para a Modernização da Educação em Engenharia no Brasil, SENAI.DN, Brasília: IEL.NC/SENAI.DN, 2006.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Conselho Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, Resolução CNE/CES 11 de Março de 2002. Disponivel em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES112002.pdf>. Acesso em 06/06/07.

POWELL, P. C. e WEENK, G. W. H. Project-Led Engineering Education, Lemma, 2003.

PRINCE, M. J e FELDER, R. M. Inductive Teaching and Learning Methods: Definitions, Comparisons and Research Bases, Journal Engineering Education, p. 123-138, 2006.

Universidade Federal de Goiás. Projeto Político-Pedagógico Curso de Engenharia de Computação. Disponível em: <https://www2.emc.ufg.br/up/467/o/03._EC_Inicio_-_Projeto_Pol%C3%ADtico_Pedag%C3%B3gico_-_Curso_EC.pdf>. Acesso em: 05 de abril de 2015.

Published

19-08-2016