Aprendizagem Ativa na Engenharia: um Enfoque nas Práticas de Linguagem
Abstract
O presente artigo que tem por objetivo discutir os usos da leitura, escrita e oralidade na perspectiva da aprendizagem ativa em engenharia. Para tanto, trazem-se dizeres de estudantes do sétimo semestre do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) da Universidade do Minho, em Portugal. Os dados analisados neste trabalho foram coletados por meio de entrevistas semiestruturada realizadas com dois grupos focais de estudantes do MIEGI. Os movimentos analíticos se ancoram nas proposições dos estudos dos letramentos, que concebem a linguagem como um conjunto de práticas sociais; e nas contribuições teóricas do Círculo de Bakhtin acerca das esferas de atuação social e os gêneros discursivos. Os dizeres dos estudantes apontam para a forma processual como as práticas de linguagem são desenvolvidas nas metodologias de aprendizagem ativa. Além disso, as atividades multidisciplinares contribuem para um diálogo mais direto entre a formação acadêmica e profissional do engenheiro e para os seus letramentos.References
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