Programa de Educação Tutorial na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da UFG: As Dimensões do Trabalho e da Formação
Abstract
O presente artigo tem como objetivo averiguar o modo pelo qual o Programa de Educação Tutorial (PET) na Universidade Federal de Goiás (UFG), a partir das experiências desenvolvidas pelo grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes) sob a ótica do trabalho e a sua relação com a formação. Duas questões permeiam as reflexões: Como transformar as atividades do PET em meios e condições para que o petiano tenha sucesso no mercado de trabalho? Como conduzir o bolsista-PET das Engenharias a ultrapassar a barreira da graduação e chegar à pós-graduação? Assim, para elaboração deste artigo, foi feita primeiramente uma reflexão sobre a filosofia do programa para, posteriormente, refletir sobre o mundo do trabalho e sua ligação com a formação. Por fim, organizou-se um questionário que foi aplicado aos ex-petianos e petianos no sentido de subsidiar as reflexões por meio da narrativa de suas experiências com o programa.
Palavras-chave: Programa de Educação Tutorial, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Com-putação, Conexões de Saberes.
References
Portaria no 976 do Ministério da Educação (MEC), de 28 de julho de 2010. Altera dispositivos da Portaria MEC no 591, de 18 de
junho de 2009, com as alterações da Portaria MEC no 975. Diário O?cial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28
jul. 2010. p. 103-104.
Edital de Seleção no 9 PET 2010 – MEC/SESu/SECAD, de 2 de agosto de 2010. Edital de Seleção no 9 PET 2010 –
MEC/SESu/SECAD. Diário O?cial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2 ago. 2010. Seção 3. p. 41-42.
Decreto no 7.824 da Presidência da República, de 11 de outubro 2012. Regulamenta a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012,
que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Diário O?cial
[da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 11 out. 2012. Seção 1, p. 6-7.
Edital de Seleção no 11 PET 2012 – MEC/SESu/SECAD, de 23 de julho de 2012. Edital de Seleção no 11 PET 2012 –
MEC/SESu/SECAD. Diário O?cial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 jul. 2012. Seção 3. p. 47-49.
Portaria no 343 do Ministério da Educação (MEC), de 24 de abril 2013. Altera dispositivos da Portaria MEC no 976, de 27
de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial–PET. Diário O?cial [da] República Federativa do Brasil,
Brasília, DF, 24 abr. 2013. Seção 1. p. 24-25.
Portal do Programa Ciências Sem Fronteiras. Disponível em: <http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf>. Acesso em: 7
maio 2013.
G. A. de Deus Júnior, E. F. Chaveiro O Programa de Educação Tutorial na UFG: Realidades, Concepções e Perspectivas. In: E.
T. Mônego, R. Ferreira (Org.). Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal de Goiás: as dimensões do trabalho e da
formação. Goiânia: Editora da UFG, 2013, 148 p.
G. A. de Deus Júnior, M. S. de Castro, R. H. F. Alves, R. P. Lemos and R. A. de Rezende Júnior, “Aplicabilidade deMetodologias
Ativas em Cursos de Graduação em Engenharia (anais de congresso)”, in XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia,
Gramado, 2013, pp. 1-12, Artigo 118003.
G. A. de Deus Júnior, J. P. B. Silva, M. S. de Castro, R. H. F. Alves, R. P. Lemos, T. A. M. dos Santos, Y. R. A. Bernardes,
“Ensino a Distância nas Engenharias: Uma Complementação do Aprendizado por Meio de Cursos que Quebram as Barreiras da
Sala de Aula (anais de congresso)”, in XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Gramado, 2013, pp. 1-12, Artigo
S. P. Bingulac, “On the compatibility of adaptive controllers (anais de congresso),” in Proc. 4th Annu. Allerton Conf. Circuits and
Systems Theory, New York, 1994, pp. 8-16.
G. R. D. Guimarães, M. A. M. de Rocha, “Transformações no mundo do trabalho: repercussões no mercado de trabalho do
assistente social a partir da criação da LOAS c ?”, Revista Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 7, n. 1, pp. 23-41. Janeiro 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright
The author is responsible for the following statements by submitting an article electronically in the International Journal of Alive Engineering Education (IJAEEdu):
a) States that the document in question was reviewed by an expert in English language and it is an original work and it holds the prerogative to grant the rights contained in this license. It also states that the document does not infringe, as far as it is possible to know the rights of any other person or entity.
b) If the document in question contains material which does not hold the copyright, the author states have obtained the copyright holder’s permission to grant the Universidade Federal de Goiás (UFG) the rights required by this license, and that such material whose rights are third is clearly identified and acknowledged within the text or content of the document.
c) States that the study was conducted in accordance with the ethical standards of all applicable institutional, local, national and international guidelines.
d) It also states that any person appointed as author or co-author of the document is aware of it and agrees to be so appointed.
Authorization Form
As responsible for the submission of the document, I authorize the School of Electrical, Mechanical and Computer Engineering of the Federal University of Goiás to provide the paper free of charge, through the Electronic System for Publishing Magazines UFG (SEER / UFG) or in printed form, without compensation of copyright, in accordance with Law No. 9610/98. Is allowed, reading, printing and / or download, as a promotion of the Brazilian scientific production. Any use of the work not authorized under this license or the copyright law is prohibited.