Centro de material e esterilização: estudo do tempo efetivo de trabalho para dimensionamento de pessoal

Autores

  • Márcia Elisa Binder Neis Hospital Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francine Lima Gelbcke Hospital Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Nádia Chiodelli Salum Hospital Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tânia Teotônia de Oliveira Hospital Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i3.9990

Palavras-chave:

Recursos Humanos, Gerenciamento do tempo, Enfermagem, Esterilização.

Resumo

O adequado dimensionamento de pessoal de enfermagem tem sido motivo de inquietação para enfermeiros gestores, principalmente em áreas específicas como Centro de Material e Esterilização. Este estudo teve por objetivo mensurar o tempo efetivo de trabalho do pessoal de enfermagem do Centro de Material e Esterilização. Os dados foram coletados no Centro de Material e Esterilização de um Hospital Universitário, em 2006, utilizando a observação direta das atividades realizadas pelos trabalhadores de enfermagem e registro dos dados em instrumento, sendo analisados por estatística descritiva.  Os resultados apontaram que o tempo efetivo de trabalho foi de 81,20%, considerado excelente, confirmando o preconizado pela literatura, que aponta 85,0%. Conclui-se que o tempo efetivo de trabalho do pessoal de enfermagem do Centro de Material e Esterilização equivale-se ao descrito nos estudos para as unidades com a presença do paciente.

Descritores: Recursos Humanos; Gerenciamento do tempo; Enfermagem; Esterilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Elisa Binder Neis, Hospital Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Especialista em Enfermagem em Saúde do Adulto e Administração Hospitalar, Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN), nível Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Enfermeira chefe do Centro de Esterilização do Hospital Universitário (HU), UFSC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: marcianeis@gmail.com.

Francine Lima Gelbcke, Hospital Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto, Departamento de Enfermagem, UFSC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: fgelbcke@ccs.ufsc.br.

Nádia Chiodelli Salum, Hospital Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto, Departamento de Enfermagem, UFSC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: nchiodelli@gmail.com.

Tânia Teotônia de Oliveira, Hospital Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Especialista em Enfermagem em Saúde do Adulto e Administração Hospitalar. Enfermeira chefe do Centro de Esterilização do HU, UFSC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: tannytn@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2012

Como Citar

1.
Binder Neis ME, Gelbcke FL, Salum NC, Oliveira TT de. Centro de material e esterilização: estudo do tempo efetivo de trabalho para dimensionamento de pessoal. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 24º de maio de 2022];13(3):422-30. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/9990

Edição

Seção

Artigo Original