Adolescer cidadão: percepções da cidadania no cotidiano adolescente
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v13i3.9745Palavras-chave:
Adolescência, Educação em Saúde, Saúde Escolar, Enfermagem.Resumo
Este artigo aborda questões do adolescer cidadão e teve como objetivo analisar as percepções dos adolescentes sobre cidadania e como estes a percebem no cotidiano. Estudo qualitativo, descritivo, exploratório, realizado durante os meses de julho e agosto de 2007, cujas informações foram coletadas por meio de questionários semiestruturados. Participaram da pesquisa 59 adolescentes regularmente matriculados na 8ª série do ensino fundamental de uma escola da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina. Os dados foram agrupados segundo a técnica do discurso do sujeito coletivo e posteriormente analisados. Conclui-se que as percepções sobre cidadania são pautadas por representações culturais, políticas, econômicas e sociais, sendo seus valores produzidos na confluência de diferentes espaços e influências. Refletindo sobre situações cotidianas, os alunos identificaram o exercício da cidadania em várias situações, seja na família, na escola ou na comunidade.
Descritores: Adolescência; Educação em Saúde; Saúde Escolar; Enfermagem.