Adolescer cidadão: percepções da cidadania no cotidiano adolescente

Autores

  • Luciana Ramos Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Felipa Rafaela Amadigi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Flávia Regina Souza Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gelson Luiz Albuquerque Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i3.9745

Palavras-chave:

Adolescência, Educação em Saúde, Saúde Escolar, Enfermagem.

Resumo

Este artigo aborda questões do adolescer cidadão e teve como objetivo analisar as percepções dos adolescentes sobre cidadania e como estes a percebem no cotidiano. Estudo qualitativo, descritivo, exploratório, realizado durante os meses de julho e agosto de 2007, cujas informações foram coletadas por meio de questionários semiestruturados. Participaram da pesquisa 59 adolescentes regularmente matriculados na 8ª série do ensino fundamental de uma escola da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina. Os dados foram agrupados segundo a técnica do discurso do sujeito coletivo e posteriormente analisados. Conclui-se que as percepções sobre cidadania são pautadas por representações culturais, políticas, econômicas e sociais, sendo seus valores produzidos na confluência de diferentes espaços e influências. Refletindo sobre situações cotidianas, os alunos identificaram o exercício da cidadania em várias situações, seja na família, na escola ou na comunidade.

Descritores: Adolescência; Educação em Saúde; Saúde Escolar; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Ramos Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CNPq. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: luramos76@yahoo.com.

Felipa Rafaela Amadigi, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Saúde Pública, Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN), nível Doutorado, UFSC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: felipaamadigi@yahoo.com.br.

Flávia Regina Souza Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Filosofia em Enfermagem, Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa. Professor Associado, Departamento de Enfermagem, UFSC. Pesquisadora CNPq. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: flaviar@ccs.ufsc.br.

Gelson Luiz Albuquerque, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto, Departamento de Enfermagem, UFSC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail:  gelsonp@repensul.ufsc.br.

Downloads

Publicado

30/09/2011

Como Citar

1.
Silveira LR, Amadigi FR, Ramos FRS, Albuquerque GL. Adolescer cidadão: percepções da cidadania no cotidiano adolescente. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2011 [citado 19º de maio de 2022];13(3):537-45. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/9745

Edição

Seção

Artigo Original