Perfil e atuação dos enfermeiros da rede especializada em saúde mental de Goiânia-GO

Autores

  • Elizabeth Esperidião Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás
  • Maryana Freire Rodrigues Cruz Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás
  • Gelda Alves Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i3.9708

Palavras-chave:

Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Mental, Recursos Humanos.

Resumo

Investigação integrante de projeto multicêntrico, de natureza descritivo-exploratória com abordagem quantitativa, desenvolvido na Rede Especializada em Saúde Mental de Goiânia/GO. Teve como objetivo apresentar o perfil sócio-econômico e a formação dos enfermeiros, além de descrever as ações desenvolvidas por estes profissionais nestes serviços. Os dados obtidos por meio de dois instrumentos autoaplicáveis foram submetidos a tratamento estatístico simples com frequência relativa. As ações realizadas pelos enfermeiros foram agrupadas em três modalidades:  assistencias, educativas e gerenciais. Identificou-se também ações desenvolvidadas em parcerias com outros profissionais, especialmente atividades grupais.  Apesar da prática dos enfermeiros ainda estar direcionada à cuidados técnicos, como medicação e verificação de sinais vitais, foi possível identificar algumas iniciativas que atendem ao novo paradigma assistencial em Saúde Mental. É inegável que essas medidas são pertinentes ao exercício profissional do enfermeiro, mas não devem sobrepor aos cuidados aos usuários dos serviços especializados em Saúde Mental.

Descritores: Enfermagem Psiquiátrica; Saúde Mental; Recursos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Esperidião, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professor Adjunto, Faculdade de Enfermagem (FEN), Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, GO, Brasil. E-mail: betesper@fen.ufg.br.

Maryana Freire Rodrigues Cruz, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da FEN, UFG. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: maryana_enfermagem@hotmail.com.

Gelda Alves Silva

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: gelmds@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2011

Como Citar

1.
Esperidião E, Cruz MFR, Silva GA. Perfil e atuação dos enfermeiros da rede especializada em saúde mental de Goiânia-GO. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2011 [citado 29º de março de 2024];13(3):493-501. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/9708

Edição

Seção

Artigo Original