Assistência pautada nos direitos sexuais e reprodutivos: uma condição para promover a saúde da mulher

Autores

  • Danielle Moreira Marques Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Adriana Lemos Pereira Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i3.9668

Palavras-chave:

Direitos Sexuais e Reprodutivos, Sexualidade, Saúde da Mulher.

Resumo

Os direitos sexuais e reprodutivos constituem parte dos direitos humanos apoiados pelo governo brasileiro e que, por isso, devem ser garantidos a qualquer cidadão. Entretanto, a ação ou omissão de profissionais de saúde no campo da sexualidade e reprodução podem resultar em violação de tais direitos. Este estudo teve como objetivo identificar, a partir dos relatos de puérperas, a violação dos direitos aqui citados. O estudo descritivo foi realizado no mês de julho de 2009 em um Centro Municipal de Saúde, no Rio de Janeiro, com abordagem qualitativa, baseado no relato de vinte mulheres. Os depoimentos foram trabalhados pela perspectiva da Análise Temática e, considerados à luz da análise estatística, deram origem às seguintes categorias empíricas: (não) ter relação sexual independente de reprodução e (dificuldade de) acesso a meios contraceptivos; (não) expressar sua sexualidade sem violência e imposições; e (não) ter acesso à informação e educação sexual e reprodutiva.

Descritores: Direitos Sexuais e Reprodutivos; Sexualidade; Saúde da Mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Moreira Marques, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Residente em Enfermagem em Clínica Médica do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: daniellie_marques@oi.com.br.

Adriana Lemos Pereira, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira, Doutora em Saúde Coletiva. Professor Adjunto, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: adrilemosp@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

30/09/2011

Como Citar

1.
Marques DM, Pereira AL. Assistência pautada nos direitos sexuais e reprodutivos: uma condição para promover a saúde da mulher. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2011 [citado 19º de maio de 2022];13(3):449-55. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/9668

Edição

Seção

Artigo Original