A vivência dos familiares de crianças e adolescentes portadores de diabetes mellitus tipo 1

Autores

  • Dalila Teixeira Leal
  • Flávia Andrade Fialho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Iêda Maria Ávila Vargas Dias Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lilian do Nascimento
  • Wivian Cristiane Arruda

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i1.9641

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Família, Criança, Adolescente, Enfermagem

Resumo

RESUMO

O estudo teve como objetivo descrever os aspectos significativos da vivência familiar de crianças e/ou adolescentes diabéticos. A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo foi realizado no Pólo da Criança e Adolescente Insulino Dependente, do Serviço de Controle de Hipertensão, Diabetes e Obesidade, da Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora/MG. Os sujeitos foram os familiares dos usuários desse serviço. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista aberta e passaram por uma análise de conteúdo, modalidade temática, que permitiu a construção das seguintes categorias: A descoberta da doença; As dificuldades encontradas com o surgimento da doença e as mudanças decorrentes dessa vivência; O convívio social da criança e do adolescente diabético. Na conclusão, destacamos o quanto o diabetes mellitus tipo 1, afetam toda uma estrutura familiar e a importância do enfermeiro compreender essa situação vivenciada pelos familiares de crianças/adolescentes diabéticos e, desse modo inseri-los num plano de cuidados resolutivo.

Descritores: Diabetes Mellitus; Família; Criança; Adolescente; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalila Teixeira Leal

Enfermeira. Juiz de Fora, MG, Brasil. E-mail: lealdalila@hotmail.com.

Flávia Andrade Fialho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – nível Mestrado, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, MG, Brasil. E-mail: flavinhafialho@bol.com.br.

Iêda Maria Ávila Vargas Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta, Faculdade de Enfermagem, UFJF. Juiz de Fora, MG, Brasil. E-mail: vargasdias@hotmail.com.

Lilian do Nascimento

Enfermeira. Juiz de Fora, MG, Brasil. E-mail: lilica.vip.jf@bol.com.br.

Wivian Cristiane Arruda

Enfermeira. Juiz de Fora, MG, Brasil. E-mail: wivianarruda@bol.com.br.

Downloads

Publicado

31/03/2012

Como Citar

1.
Leal DT, Fialho FA, Dias IM Ávila V, Nascimento L do, Arruda WC. A vivência dos familiares de crianças e adolescentes portadores de diabetes mellitus tipo 1. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2012 [citado 24º de maio de 2022];14(1):189-96. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/9641

Edição

Seção

Artigo Original