A dimensão ética do cuidado de enfermagem ao idoso hospitalizado na perspectiva de enfermeiros

Autores

  • Aline Branco Amorim de Almeida
  • Maria Geralda Gomes Aguiar Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i1.9462

Palavras-chave:

Ética em Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Idoso, Enfermagem Geriátrica

Resumo

Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado com oito enfermeiros de um hospital público, por meio de entrevista semi-estruturada, objetivou compreender como estes percebem a dimensão ética do cuidado ao idoso. Os dados foram analisados conforme o método de análise de conteúdo e organizados nas categorias: Valores éticos no cuidado ao idoso e Problemas éticos no cuidado ao idoso. Revelou-se que os enfermeiros percebem a importância dos valores, principalmente o respeito e a responsabilidade e identificam problemas éticos, como a violação dos direitos do idoso e conflitos nas relações de cuidado. Faz-se necessário que esse tema seja trabalhado no cotidiano dos serviços de saúde; que o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem seja mais difundido; que os direitos do paciente hospitalizado e do idoso sejam divulgados entre os pacientes e familiares, a fim de garantir o conhecimento e exercício dos direitos e deveres a todos os atores envolvidos no cuidado.

Descritores: Ética em Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Idoso; Enfermagem Geriátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Branco Amorim de Almeida

Enfermeira, Feira de Santana, BA, Brasil. E-mail: line_branco@yahoo.com.br.

Maria Geralda Gomes Aguiar, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermagem, Doutora em Educação, Professor Titular, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil. E-mail: geaguiar@uefs.br.

Downloads

Publicado

31/03/2011

Como Citar

1.
Almeida ABA de, Aguiar MGG. A dimensão ética do cuidado de enfermagem ao idoso hospitalizado na perspectiva de enfermeiros. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2011 [citado 23º de maio de 2022];13(1):42-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/9462

Edição

Seção

Artigo Original