Atenção em saúde da família: proposta de implementação em cursos de graduação em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v7i3.909Palavras-chave:
Saúde da Família, Educação em Enfermagem, Educação SuperiorResumo
Este artigo discute sobre a elaboração de proposta pedagógica para a implementação de uma abordagem de Atenção à Saúde da Família, em conjunto com docentes de disciplinas profissionalizantes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Tuiuti do Paraná. Os objetivos do estudo foram: verificar e analisar a abordagem da Atenção à Saúde da Família efetuada pelos docentes da Universidade Tuiuti (PR) nas disciplinas profissionalizantes do curso de graduação em Enfermagem; e discutir sobre a re-elaboração dos planos de ensino, realizada pelos docentes participantes da pesquisa, nas disciplinas de Atenção à Saúde da Família. A opção metodológica foi a pesquisa qualitativa e, como instrumento de coleta de dados a técnica do grupo focal. Os resultados foram analisados em três categorias: Conteúdos de Atenção à Saúde da Família; Teoria e Prática na Atenção à Saúde da Família; e Práticas Pedagógicas – reorganização. Esta trajetória permitiu aos docentes sujeitos desta pesquisa a re-elaborar o Plano de Ensino, inserindo a Atenção à Saúde da Família nos conteúdos ministrados. Portanto, os objetivos da pesquisa foram alcançados, uma vez que foram re-elaborados os Planos de Ensino das disciplinas profissionalizantes para a inclusão de conteúdos relativos à Saúde da Família.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Revista Eletrônica de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.