Memórias e representações sociais dos usuários do SUS acerca dos sistemas públicos de saúde

Autores

  • Denize Cristina de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem
  • Celso Pereira de Sá Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia
  • Caren Camargo do Espírito Santo Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem
  • Thais Carvalho Gonçalves Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Antonio Marcos Tosoli Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i1.8981

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Enfermagem em Saúde Pública, Sistemas de Saúde

Resumo

Este estudo objetiva analisar as memórias e as representações dos usuários do SUS acerca dos sistemas públicos de saúde. É qualitativo, baseado na Teoria das Representações e Memória Sociais. Foram selecionadas 15 entrevistas de usuários da rede hospitalar e 15 da rede básica, localizadas no Rio de Janeiro. Os dados foram coletados em 2005 e 2006, através de entrevistas semi-estruturadas, realizando-se a análise de conteúdo temática. Os usuários possuem memórias do acesso na época do INAMPS relacionadas à carteira profissional assinada. A representação do INAMPS é positiva, ao mesmo tempo em que a representação do SUS está no princípio da universalidade. Destaca-se a utilização do sistema de referência no SUS como um elemento facilitador e a representação negativa do sistema público de saúde. Conclui-se que os aspectos políticos, estruturais e profissionais avaliados negativamente pelos usuários têm sido problemáticos ao longo dos sistemas públicos de saúde.

Descritores: Sistema Único de Saúde; Enfermagem em Saúde Pública; Sistemas de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denize Cristina de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Saúde Pública, Professor Titular, Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: dcouerj@gmail.com.

Celso Pereira de Sá, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia

Psicólogo, Doutor em Psicologia, Pública, Professor Titular, Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: sa.celso@gmail.com.

Caren Camargo do Espírito Santo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: carenzinha10@hotmail.com.

Thais Carvalho Gonçalves, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira, Residente em Hemoterapia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: athais_carvalho@hotmail.com.

Antonio Marcos Tosoli Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem, Professor Adjunto, Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: mtosoli@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/03/2011

Como Citar

1.
Oliveira DC de, Sá CP de, Espírito Santo CC do, Gonçalves TC, Gomes AMT. Memórias e representações sociais dos usuários do SUS acerca dos sistemas públicos de saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2011 [citado 20º de abril de 2024];13(1):30-41. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/8981

Edição

Seção

Artigo Original