Fatores que interferem na qualidade do sono de pacientes internados

Autores

  • Lídia Ester Lopes da Silva Hospital Universitário de Brasília
  • Maria Liz Cunha de Oliveira Universidade Católica de Brasília
  • Wilton Keiti Inaba Hospital de Base do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i3.8900

Palavras-chave:

Sono, Hospitalização, Cuidados de enfermagem.

Resumo

Os transtornos do sono são queixas frequentes em pacientes internados e podem complicar a recuperação. Esta pesquisa objetivou identificar estas queixas e propor medidas para melhorar a qualidade do sono. Trata-se de estudo de corte transversal, em que foram entrevistados 52 pacientes por meio de dois questionários, sendo um sobre dados socioeconômicos e outro referente ao sono. Os resultados evidenciaram que a maioria dos entrevistados apresentou dificuldades para dormir; interrupções do sono noturno e cochilos diurnos. As médias de latência e de tempo total de sono foram respectivamente: 50 min. e 324 min. A maior parte considerou o sono em ambiente hospitalar tão bom quanto em ambiente doméstico. Porém, os dados sugerem que os pacientes apresentaram insônia durante a hospitalização, o que pode ser explicado pelo fato de terem percepção alterada com relação aos problemas do sono. Propõem-se intervenções de enfermagem que podem auxiliar no conciliar espontâneo do sono com qualidade.

Descritores: Sono; Hospitalização; Cuidados de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lídia Ester Lopes da Silva, Hospital Universitário de Brasília

Enfermeira. Residente de Enfermagem em Atenção Cardiopulmonar no Hospital Universitário de Brasília. Brasília, DF, Brasil. E-mail: ldgospel@gmail.com.

Maria Liz Cunha de Oliveira, Universidade Católica de Brasília

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professor Titular, Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF, Brasil. E-mail: liz@ucb.br.

Wilton Keiti Inaba, Hospital de Base do Distrito Federal

Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde. Enfermeira de Terapia Intensiva do Hospital de Base do Distrito Federal. Brasília, DF, Brasil. E-mail: wkeiti@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2011

Como Citar

1.
Lopes da Silva LE, Cunha de Oliveira ML, Inaba WK. Fatores que interferem na qualidade do sono de pacientes internados. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2011 [citado 19º de maio de 2022];13(3):521-8. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/8900

Edição

Seção

Artigo Original