Reabilitação psicossocial na perspectiva de estudantes e enfermeiros da área de saúde mental

Autores

  • Juliana Peres dos Santos Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Nunila Ferreira Oliveira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa Enfermagem Psiquiátrica

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i1.8740

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Reabilitação, Saúde Mental

Resumo

Reabilitação Psicossocial é uma estratégia que visa reinserir o indivíduo com transtorno mental na sociedade. Objetivo: identificar a compreensão da Reabilitação Psicossocial na perspectiva dos estudantes do 4º ano do Curso de Bacharelado em Enfermagem e dos enfermeiros dos serviços onde os estudantes vivenciam a prática profissional. Percurso Metodológico: estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa, realizado em uma cidade do interior paulista, em 2008. Participaram da entrevista semiestruturada 10 sujeitos, sendo cinco alunos e cinco enfermeiros. Análise temática dos dados coletados resultou em quatro categorias: Reintegração social; Participação profissional no processo de reabilitação; Assistência - atuações da equipe e dos acadêmicos de enfermagem e Resquícios manicomiais como desafios políticos para reabilitação. Discussão: a compreensão dos enfermeiros e estudantes acerca do tema indicou limites que demandam repensar a formação dos enfermeiros e a capacitação dos profissionais. Portanto, observamos que os princípios preconizados para reabilitação são desenvolvidos parcialmente nos cenários de prática.

Descritores: Educação em enfermagem; Reabilitação; Saúde Mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Peres dos Santos, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPQ. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: ju_peres15@hotmail.com.

Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professor Doutor, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: consouza@eerp.usp.br.

Nunila Ferreira Oliveira, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa Enfermagem Psiquiátrica

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem Psiquiátrica, Programa Enfermagem Psiquiátrica, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: nunilaferreira@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/03/2011

Edição

Seção

Artigo Original