Educação a distância nas instituições federais de ensino superior: a situação da enfermagem brasileira

Autores

  • Fabiana Ribeiro Santana Faculdade de Enfermagem
  • Camila Carloni Gaspar Faculdade de Enfermagem
  • Rita de Almeida Costa Faculdade de Enfermagem
  • Vanessa Guimarães Paiva Faculdade de Enfermagem
  • Maria Cristina Soares Rodrigues Faculdade de Enfermagem
  • Elioenai Dornelles Alves Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v7i1.862

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ensino Superior, Educação Continuada

Resumo

A Educação a Distância (EAD) nos níveis de graduação e pós-graduação já conquistou, no Brasil, maior credibilidade e confiabilidade, e tornou-se ferramenta importante ao Sistema Único de Saúde (SUS), que preconiza a educação permanente como um dos pilares da ação voltada para os trabalhadores. O objetivo deste artigo foi descrever o panorama geral da educação a distância nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil. Trata-se de um estudo descritivo. Identificadas as IFES brasileiras autorizadas a oferecer cursos na modalidade de educação a distância, e os respectivos sites foram pesquisados. Na área da saúde, são oferecidos 27 cursos em sete instituições e na área da Enfermagem, existem três cursos oferecidos em seis instituições. Embora o discurso da EAD seja pautado nos princípios da democracia, verifica-se que existe uma discrepância na distribuição geográfica das EADs entre os estados, visto que têm sido privilegiados os localizados no eixo Centro-Sul. Concluindo, não são visíveis, até agora, as contribuições dessa modalidade de ensino na formação dos recursos humanos para o SUS, pois a proposta ainda não amadureceu suficientemente. Na Enfermagem, a EAD tornou-se um desafio em razão da necessidade de se preparar formadores para a profissionalização dos trabalhadores da área, como resposta à demanda de formação para o setor de saúde.

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Publicado

25/12/2006

Edição

Seção

Artigo Original