Educação a distância nas instituições federais de ensino superior: a situação da enfermagem brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v7i1.862Palavras-chave:
Educação a Distância, Ensino Superior, Educação ContinuadaResumo
A Educação a Distância (EAD) nos níveis de graduação e pós-graduação já conquistou, no Brasil, maior credibilidade e confiabilidade, e tornou-se ferramenta importante ao Sistema Único de Saúde (SUS), que preconiza a educação permanente como um dos pilares da ação voltada para os trabalhadores. O objetivo deste artigo foi descrever o panorama geral da educação a distância nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil. Trata-se de um estudo descritivo. Identificadas as IFES brasileiras autorizadas a oferecer cursos na modalidade de educação a distância, e os respectivos sites foram pesquisados. Na área da saúde, são oferecidos 27 cursos em sete instituições e na área da Enfermagem, existem três cursos oferecidos em seis instituições. Embora o discurso da EAD seja pautado nos princípios da democracia, verifica-se que existe uma discrepância na distribuição geográfica das EADs entre os estados, visto que têm sido privilegiados os localizados no eixo Centro-Sul. Concluindo, não são visíveis, até agora, as contribuições dessa modalidade de ensino na formação dos recursos humanos para o SUS, pois a proposta ainda não amadureceu suficientemente. Na Enfermagem, a EAD tornou-se um desafio em razão da necessidade de se preparar formadores para a profissionalização dos trabalhadores da área, como resposta à demanda de formação para o setor de saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Revista Eletrônica de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.