Narrativa de uma cliente com insuficiência renal crônica
a história oral como estratégia de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v6i2.816Palavras-chave:
Cliente Renal Crônico, Hemodiálise, História OralResumo
O objetivo foi compreender os significados da doença renal para uma cliente há doze anos em hemodiálise ambulatorial. O estudo foi realizado entre novembro de 2002 a março de 2003. Utilizou-se a História Oral e as categorias encontradas foram: A descoberta da doença renal e o cotidiano; O tratamento hemodialítico e seus limites; As preocupações com a auto-imagem; A esperança do transplante renal; Vínculo com a equipe de saúde; Apoio da família; Novos rumos para a vida; Tentativas para sentir-se útil. A narrativa da paciente mostrou como o tratamento é difícil, em uma vivência marcada por desafios, revelações e esperanças, empreendendo uma luta constante para vencer dificuldades, mas com capacidade de transcender o sofrimento. Destaca-se o vínculo e a segurança estabelecidos com a equipe de saúde, reforçando seu compromisso social e ético em relação de co-responsabilidade, envolvimento, cooperação, consenso, diálogo e espírito participativo. Reforça-se a importância de perceber cada pessoa como um ser único, singular, apresentando a sua maneira peculiar de conviver com a situação de doença.
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