Orientação sexual: conhecimentos e necessidades de professores de um Colégio Público de Goiânia-GO

Autores

  • Márcia Maria de Souza Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Nativa Helena Alves Del-Rios Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Denize Bouttelet Munari Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Claci Fátima Weirich Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10i2.8047

Palavras-chave:

Comportamento sexual, Sexualidade, Adolescente, Educação em saúde e Enfermagem em saúde pública.

Resumo

A adolescência é marcada por grandes transformações orgânicas, cognitivas, socioculturais e afetivas expondo o adolescente a muitos riscos. Dentre estes, a vulnerabilidade diante das DST como a AIDS é uma realidade. A escola exerce um papel fundamental na formação do aluno, principalmente quanto às informações na esfera da educação sexual e orientação sexual. O estudo tem como objetivo verificar o conhecimento dos professores sobre educação sexual e prevenção de DST, bem como identificar o nível de dificuldade dos mesmos ao lidar com esta temática no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem quantitativa, cujos dados foram obtidos através de um questionário semi-estruturado respondido por 28 professores de um colégio público do município de Goiânia/GO. Os resultados demonstram que apesar de considerarem a importância do tema, a maioria dos professores não se sente capacitada para trabalhar a temática educação/orientação sexual com os alunos adolescentes. 61% dos professores nunca realizaram nenhum trabalho educativo com os alunos no ambiente escolar e somente 39% já trabalharam utilizando diferentes estratégias. Diante dos resultados obtidos torna-se urgente a implementação de estratégias educativas para a capacitação na temática educação sexual ao grupo de professores.

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Publicado

02/11/2009

Edição

Seção

Artigo Original