Características sócio-demográficas, condições de saúde e utilização de serviços de saúde por idosos
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v10i2.8028Palavras-chave:
Idoso, Serviço de saúde, Planejamento em saúde, Serviços de saúde para idosos, Necessidades e demandas de serviços de saúde, Diagnóstico da situação em saúde.Resumo
Essa pesquisa objetivou identificar as características sócio-demográficas e de saúde, bem como utilização de serviços de saúde por idosos residentes na zona urbana de um município do interior de Minas Gerais, e comparar estas variáveis entre os três distritos sanitários. Inquérito domiciliar, transversal e observacional, realizado entre 2005 e 2006 em um município do interior de Minas Gerais. Participaram 2.924 idosos, entrevistados no domicílio, selecionados através da técnica de amostragem estratificada. Os dados foram digitados no EpiInfo 3.2., realizando-se análise descritiva, testes ?2 e exato de Fisher (p<0,05). O percentual de idosos nos três distritos sanitários foi: 33,5% para o DSI; 35,7% para o DSII e 30,8% para o DSIII. Maioria sexo feminino (64%); faixa etária de 60|? 70 anos (52,7%); moram com esposo ou companheiros (47%). Os idosos residentes no DSI quando comparados aos do DSII e DSIII apresentam maiores desafios na atenção à sua saúde, no entanto, estão mais satisfeitos com o atendimento e internações.
Palavras chave: Idoso; Serviço de saúde; Planejamento em saúde; Serviços de saúde para idosos; Necessidades e demandas de serviços de saúde; Diagnóstico da situação em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Revista Eletrônica de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.