Videoclipe sobre a fisiologia da lactação para puérperas: validação de aparência, barreiras e facilitadores para o uso pelo público-alvo

Autores

  • Polyana de Lima Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: polydlr1@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-1423-5703
  • Daiani Oliveira Cherubim Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: daiacherubim@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-7741-1727
  • Liane Bahú Machado Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: lianemachado61@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-1356-373X
  • Stela Maris de Mello Padoin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: stelamaris_padoin@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0003-3272-054X
  • Cristiane Cardoso de Paula Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: cristiane.paula@ufsm.br. https://orcid.org/0000-0003-4122-5161

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v27.78037

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Enfermagem, Estudo de Avaliação, Tecnologia Educacional, Saúde materno-infantil

Resumo

Objetivos: validar a aparência de uma tecnologia cuidativo-educacional para a aprendizagem da fisiologia da lactação, e identificar barreiras e facilitadores do uso por puérperas. Métodos: estudo metodológico, de validação de aparência dovideoclipe (https://www.youtube.com/watch?v=dhiUfNXu7AE) pelo público-alvo. A coleta de dados ocorreu no alojamento conjunto de dois hospitais públicos no sul do Brasil, presencialmente e por telefone. Foram aplicados aAvaliação de Tecnologia Assistiva, Validação de Aparência de Tecnologias Educacionais em Saúde e questionáriosobre facilitadores e dificultadores. Na análise foram utilizadas frequências simples e percentuais, médias e desvio padrão (DP) e índice de validade aparente (IVA). Para facilitadores e dificultadores, as respostas foram agregadas emtemas com base nas semelhanças de conteúdo. Resultados: o videoclipe foi avaliado (n = 156 puérperas) como adequado quanto à interatividade, objetividade, clareza, relevância e eficácia (média = 1,93; DP = 0,12). O Índice de ValidadeAparente foi excelente (IVA = 0,97). Os facilitadores relatados foram a linguagem acessível, objetividade e atratividade; as barreiras incluem termos técnicos em demasia e necessidade de assistir o vídeo mais vezes. Conclusão: o videoclipeapresenta excelente validade aparente e adequação, podendo ser usado para aprendizagem de puérperas sobre fisiologiada lactação.

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Publicado

06/05/2025

Edição

Seção

Artigo Original