Contação de histórias durante a hospitalização de crianças: percepções das mães à luz do Interacionismo Simbólico
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v26.77632Resumo
Objetivo: descrever as percepções de acompanhantes sobre o impacto da contação de histórias durante a hospitalização de crianças. Métodos: trata-se de estudo qualitativo, apoiado no Interacionismo Simbólico, desenvolvido na unidade de internação pediátrica de um Hospital Universitário. Foram entrevistadas, entre junho e julho de 2023, nove mulheres, acompanhantes de crianças hospitalizadas, que participaram da atividade semanal de contação de histórias. A análise dos dados foi direcionada pela Análise Temática de Conteúdo. Resultados: a contação de histórias foi significada enquanto um contraponto ao cotidiano entediante e imerso em preocupações que marcam a hospitalização infantil. Emergiram duas categorias temáticas da percepção das mães sobre contação de histórias no contexto da hospitalização de crianças, “Estreitamento das relações entre crianças, acompanhantes e contadores de histórias”, que contribuiu para o fortalecimento do vínculo entre acompanhante, criança e equipe multiprofissional e “Momento de acolhimento para as crianças e acompanhantes”, que revela o efeito de proporcionar um momento de distração, alegria e conforto para as mães. Conclusão: a contação de histórias promove ambiência propícia para o enfrentamento da doença, proporciona bem-estar, alegria e conforto para as mães acompanhantes. Impacta positivamente no comportamento das crianças e acompanhantes durante a internação e estimula sua continuidade no ambiente domiciliar.
Downloads
Referências
Claudino TVV, Carvalho GSR, Sigaud CHS. Percepções de crianças hospitalizadas acerca da contação de histórias. Rev Soc Bras Enferm Ped. 2021;21(1):22-8. https://doi.org/10.31508/1676-3793202100004
Brondani JP, Pedro ENR. The use of children’s stories in nursing care for the child: an integrative review. Rev Bras Enferm. 2019 Dec;72(suppl. 3):333-42. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0456
Canêz JB, Gabatz RIB, Hense TD, Vaz VG, Marques RS, Milbrath VM. O brinquedo terapêutico no cuidado à criança hospitalizada. Rev Enferm Atual In Derme. 2019 Aug;88(26):1-9. https://doi.org/10.31011/reaid-2019-v.88-n.26-art.129
Farias LMS, França Júnior ME, Calheiros MIF, Moreira SLB, Soares VFO. Afetações produzidas pela arte de contar história no ambiente hospitalar. Gep News. 2023 Aug;7(2):77-82.
Buscarato CE. Contação de história como forma terapêutica na recuperação de crianças e adolescentes de um hospital de Santa Catarina. Revista de Extensão da UNIVASF. 2020;8(1):100-12.
Almeida EES, Silva JS. O olhar do enfermeiro sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço da brinquedoteca hospitalar. Pedagogia em Foco. 2018;13(10):128-45. https://doi.org/10.29031/pedf.v13i10.368
Teodoro GS, Carlúcio LR, Vador RMF. O enfermeiro e a socialização da criança hospitalizada: uso de ilustrações e histórias como mediadoras. Braz J Dev. 2021 June;7(6):61267- 86. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-481
Calegari T, Gimenes BP, Luz JH, Campos YAES, Borba RIH, Ribeiro CA. A criança autista em sessão de brinquedo terapêutico dramático: uma análise winnicottiana. Rev Soc Bras Enferm Ped. 2018;18(1):43-8. https://doi.org/10.31508/1676-3793201800007
Mota HVA, Silva MR, Santos Júnior CJ. Intervenção à criança hospitalizada e ludoterapia: revisão integrativa. Rev Port Saúde e Sociedade. 2019 Sept;4(2):1141-51.
Silva MKCO, Ferraz LCC, Farias MB, Januário JKC, Vieira ACS, Moreira RTF, et al. A utilização do lúdico no cenário da hospitalização pediátrica. Rev Enferm UFPE Online. 2019 June;13:e238585. https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.238585
Silva C, Schimidt FM, Grigol AM, Schultz LF. O enfermeiro e a criança: a prática do brincar e do brinquedo terapêutico durante a hospitalização. Semina Cienc Biol Saúde. 2020 May;41(1):95-106. https://doi.org/10.5433/1679-0367.2020v41n1p95
Delvecchio E, Salcuni S, Lis A, Germani A, Di Riso D. Hospitalized children: anxiety, coping strategies, and pretend play. Front Public Health. 2019 Sept;7:250. https://doi.org/10.3389/fpubh.2019.00250
Li WHC, Chung JOK, Ho KY, Kwok BMC. Play interventions to reduce anxiety and negative emotions in hospitalized children. BMC Pediatr. 2016 Mar;16:36 https://doi.org/10.1186/s12887-016-0570-5
Perasso G. The play specialist in the pediatric healthcare: evidence-based professionalism, issues in practice, and training across different countries. International Journal of Science Annals. 2021;4(1):45-7. https://doi.org/10.26697/ijsa.2021.1.7
Boztepe H, Çinar S, Ay A. School-age children’s perception of the hospital experience.2017 Jun;21(2):162-70. https://doi.org/10.1177/1367493517690454
Simeone S, Pucciarelli G, Perrone M, Angelo GD, Teresa R, Guillari A, et al. The lived experiences of the parents of children admitted to a paediatric cardiac intensive care unit. Heart Lung. 2018 Nov;47(6):631-7. https://doi.org/10.1016/j.hrtlng.2018.08.002
Charon JM. Symbolic interactionism: an introduction, an interpretation, an integration. 10th ed. Boston: Prentice Hall; 2010.
Souza VRS, Marziale MHP, Silva GTR, Nascimento PL. Translation and validation into Brazilian Portuguese and assessment of the COREQ checklist. Acta Paul Enferm. 2021;34:eAPE02631. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO02631
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados. São Carlos. Projeção da população [Internet]. 2022 [cited 2023 Oct 27]. Available from: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/sao-carlos.html?
Bardin L. Análise de conteúdo. 1a ed. São Paulo: Edições 70; 2015.
Bezerra AM, Marques FRB, Marcheti MA, Luizari MRF. Fatores desencadeadores e amenizadores da sobrecarga materna no ambiente hospitalar durante internação infantil. Cogitare Enferm. 2021 Oct;26:e726334. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.72634
Lima RM, Gomes FMA, Aguiar FAR, Santos Junior EB, Dourado JVL, Ferreira Junior AR. Experiences of mothers during the hospitalizatrion of their children. J Res Fundam Care Online. 2019 Oct/Dec;11(5):1286-92. https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i5.1286-1292
Cesário FA, Pinto SFC, Aniceto TF, Jardim ASL, Araújo CM, Torres LM. Perception of parents or guardians about the toy library as a therapeutic resource in child care. New Trends in Qualitative Research. 2020 July;3:239-50. https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.239-250
Resende A, Figueiredo MH. Práticas de literacia familiar: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança. Port J Public Health. 2018;36(2):102-13. https://doi.org/10.1159/000492265
Machado HS, Silva SMP, Silva JE. Child development, education and first childhood: Child stories as a pedagogical alternative. Res Soc Dev. 2021 June;10(7):e4410716373. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16373
Gesteira ECR, Ferreira WV, Oliveira SH, Machado AM, Santos JE, Germano MM, et al. Projeto lúdico para crianças hospitalizadas: um relato de experiência. REAS. 2020;12(11):e4953. https://doi.org/10.25248/reas.e4953.2020
Brondani JP, Wegner W. A contação de histórias como tecnologia na promoção da autonomia e participação da criança hospitalizada no cuidado de enfermagem. J Nurs Health. 2019 Dec;9(3):e199311. https://doi.org/10.15210/jonah.v9i3.17759
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.