O cuidado à mulher que vivencia a menopausa sob a perspectiva da desmedicalização

Autores

  • Andréia Lara Lopatko Kantoviski Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Octavio Muniz da Costa Vargens Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i3.7589

Palavras-chave:

Enfermagem, Menopausa, Saúde da Mulher.

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i3.7589

A menopausa é uma fase da vida da mulher a que está associado vários tabus e sobre a qual permanece uma visão negativa e depreciativa, construída com base nas ideias da medicalização da sociedade e da atenção à saúde. O presente artigo tem por objetivo discutir a menopausa sob a perspectiva da desmedicalização. Nesse contexto, a medicalização pelo uso de terapia de reposição hormonal é utilizada como uma possível solução para as mudanças fisiológicas que ocorrem durante a menopausa, gerando na mulher a expectativa de permanecer sempre jovem e bela. Este estudo aborda a terapia de reposição hormonal a partir de sua relação com a medicalização do corpo e do cuidado; resgata o fisiológico e natural das transformações inerentes ao período e que são marcantes no corpo e na vida das mulheres; apresenta o cuidado desmedicalizado como estratégia para melhorar a qualidade de vida de mulheres que vivenciam a menopausa. Assim, entende-se que cabe aos profissionais que lidam com esse grupo específico o papel de desmistificar essa fase da vida e possibilitar informações de modo a favorecer o empoderamento das mulheres e desenvolver os cuidados sob a perspectiva da desmedicalização.

Descritores: Enfermagem; Menopausa; Saúde da Mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Lara Lopatko Kantoviski, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: alopatko@yahoo.com.br.

Octavio Muniz da Costa Vargens, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro Obstetra. Doutor em Enfermagem. Professor Titular, Faculdade de Enfermagem, UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: omcvargens@uol.com.br.

Downloads

Publicado

29/09/2010

Como Citar

1.
Kantoviski ALL, Vargens OM da C. O cuidado à mulher que vivencia a menopausa sob a perspectiva da desmedicalização. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 29º de setembro de 2010 [citado 27º de novembro de 2022];12(3):567-70. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7589

Edição

Seção

Artigo de Atualização