Inovação tecnológica e cargas de trabalho dos profissionais de saúde: revisão da literatura latino-americana

Autores

  • Denise Elvira Pires de Pires Universidade Federal de Santa Catarina
  • Judite Hennemann Bertoncini Universidade Regional de Blumenau
  • Bruna Sávio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Letícia de Lima Trindade Faculdade de Pato Branco
  • Eliane Matos Universidade Federal de Santa Catarina, Hospital Universitário
  • Eliana Azambuja Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i2.7540

Palavras-chave:

Carga de trabalho, Ciência, tecnologia e sociedade, Pessoal de saúde, Enfermagem, Medicina.

Resumo

O intenso processo de inovação tecnológica, na atualidade, provoca modificações no mundo do trabalho que podem afetar as cargas de trabalho e a saúde dos trabalhadores. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo identificar a produção do conhecimento latino-americano que trata da influência da inovação tecnológica nas cargas de trabalho dos profissionais de saúde. Realizou-se uma revisão integrativa, seleção de artigos, teses ou dissertações, publicados em periódicos indexados na base de dados LILACS nos últimos cinco anos. Foram encontradas onze publicações, as quais foram analisadas conforme procedência, tipo de estudo, objetivos das pesquisas, metodologia empregada, referencial teórico utilizado e resultados. Os resultados evidenciaram concentração das publicações no Brasil, pesquisas com abordagem qualitativa, realizadas em instituições públicas e no ambiente hospitalar. Conclui-se que os temas inovação tecnológica e cargas de trabalho estão presentes na literatura latino-americana, no entanto não existem estudos que abordem o impacto do uso de novas tecnologias nas cargas de trabalho dos profissionais do setor.

Descritores: Carga de trabalho; Ciência, tecnologia e sociedade; Pessoal de saúde; Enfermagem; Medicina.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Elvira Pires de Pires, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Pós-Doutora pela na University of Amsterdam. Professora. Associada, Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora CNPq. Florianópolis, SC, Brasil.

Judite Hennemann Bertoncini, Universidade Regional de Blumenau

Enfermeira, Mestre em Saúde Pública. Doutoranda em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina. Docente, Universidade Regional de Blumenau. Florianópolis, SC, Brasil.

Bruna Sávio, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluna do curso de graduação Enfermagem, bolsista PIBIC/PIB, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Letícia de Lima Trindade, Faculdade de Pato Branco

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina. Docente, Faculdade de Pato Branco. Florianópolis, SC, Brasil.

Eliane Matos, Universidade Federal de Santa Catarina, Hospital Universitário

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Chefe do Serviço de Ambulatório e Emergência do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Eliana Azambuja, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora, Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

05/07/2010

Como Citar

1.
Pires DEP de, Bertoncini JH, Sávio B, Trindade L de L, Matos E, Azambuja E. Inovação tecnológica e cargas de trabalho dos profissionais de saúde: revisão da literatura latino-americana. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 5º de julho de 2010 [citado 29º de março de 2024];12(2):373-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7540

Edição

Seção

Artigo de Revisão