Transtornos mentais comuns em estudantes de enfermagem durante a pandemia de COVID-19 e fatores associados: estudo transversal

Autores

  • Alexa Pupiara Flores Coelho Centenaro Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões (UFSM-PM), Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: alexa.coelho@ufsm.br.
  • Júlia Glowacki Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões (UFSM-PM), Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: glowacki.julia@acad.ufsm.br. https://orcid.org/0000-0001-8860-3356
  • Gabriela Kich dos Santos Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões (UFSM-PM), Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: gabrielakich07@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-7739-7590
  • Cláudia Beux dos Santos Roduyt da Rosa Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões (UFSM-PM), Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: claudiabeuxsroduytr@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-9195-3231
  • Kaliandra Gallina Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões (UFSM-PM), Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: kaliandra.gallina@acad.ufsm.br. https://orcid.org/0000-0003-1460-7041
  • Larissa Frigo Dal Soto Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões (UFSM-PM), Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: larissa.soto@acad.ufsm.br. https://orcid.org/0000-0002-6305-102X

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v25.75319

Palavras-chave:

COVID-19, Enfermagem, Saúde Mental, Estudantes, Pandemias

Resumo

Objetivo: estimar a suspeição de Transtornos Mentais Comuns (TMC) entre estudantes de enfermagem durante a pandemia de COVID-19 e identificar fatores associados. Métodos: estudo transversal analítico realizado entre setembro e dezembro de 2021 com uma amostra probabilística de 102 estudantes de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil. Um questionário foi aplicado contendo variáveis relativas a características sociodemográficas, percepções sobre saúde, COVID-19, distanciamento social e o Self Report Questionnaire. Para análise, foram utilizados testes qui-quadrado e exato de Fisher (valor de p < 0,05). Resultados: identificou-se prevalência de 64,71% para a suspeição de TMC, que se mostrou associada a: pertencer ao grupo de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexo, assexuais, pansexuais ou outras variabilidades de identidade de gênero e/ou orientação sexual (p = 0,002); ter familiar ou pessoa próxima que desenvolveu a forma grave da COVID-19 (p = 0,020); e considerar que o distanciamento social teve impactos nas amizades, relacionamentos e demais interações sociais (p = 0,049). Conclusão: durante a pandemia de COVID-19, parte importante dos estudantes apresentou suspeição de TMC, associada aos impactos sociais e familiares da pandemia, mas também à diversidade de gênero e/ou orientação sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Singhal T. A Review of Coronavirus Disease-2019 (COVID-19). Indian J Pediatr. 2020 Mar 13;87(4):281-6. https://doi.org/10.1007/s12098-020-03263-6

Wieczorek T, Kolodziejczyk A, Ciulkowicz M, Maciaszek J, Misiak B, Rymaszewka J, et al. Class of 2020 in Poland: Students' Mental Health during the COVID-19 Outbreak in an Academic Setting. Int. J. Environ. Res. Public Health. 2021 Mar 11;18(6):2884. https://doi.org/10.3390/ijerph18062884

Wang D, Chen H, Zhai S, Zhu Z, Huang S, Zhou X, et al. Is returning to school during the COVID-19 pandemic stressful? A study on immediate mental health status of Chinese college students. J Affect Disord. 2021 May 15;287:261-7. https://doi.org/10.1016/j.jad.2021.03.035

Campos JADB, Campos LA, Bueno JL, Martins BG. Emotions and mood swings of pharmacy students in the context of the coronavirus disease of 2019 pandemic. Curr Pharm Teach Learn. 2021 June;13(6):635-42. https://doi.org/10.1016/j.cptl.2021.01.034

López-Castro T, Brandt L, Anthonipillai NJ, Espinosa A, Melara R. Experiences, impacts and mental health functioning during a COVID-19 outbreak and lockdown: Data from a diverse New York City sample of college students. PLoS One. 2021 Apr 7;16(4):e0249768. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0249768

Gazmararian J, Weingart R, Campbell K, Cronin T, Ashta J. Impact of COVID-19 Pandemic on the Mental Health of Students From 2 Semi-Rural High Schools in Georgia. J Sch Health. 2021 Apr 12;91(5):356-69. https://doi.org/10.1111/josh.13007

Gonzales G, Mola EL, Gavulic KA, Mckay T, Purcell C. Mental Health Needs Among Lesbian, Gay, Bisexual, and Transgender College Students During the COVID-19 Pandemic. J Adolesc Health. 2020 Nov;67(5):645-8. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2020.08.006

Ubalde-Lopez M, Arends I, Almansa J, Delclos GL, Gimeno D, Bültmann U. Beyond return to work: the effect of multimorbidity on work functioning trajectories after sick leave due to common mental disorders. J Occup Rehabil. 2016 June 01;27:210-7. https://doi.org/10.1007/s10926-016-9647-0

Cavalheiri JC, Pascotto CR, Tonini NS, Vieira AP, Ferreto LED, Follador FAC. Sleep quality and common mental disorder in the hospital Nursing team. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2021;29:e3444. https://doi.org/10.1590/1518-8345.4280.3444

American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 [Internet]. 5ª Edição. Porto Alegre: Artmed; 2014.

Mota DCB, Silva YV, Costa TAF, Aguiar MHC, Marques MEM, Monaquezi RM. Saúde mental e uso de internet por estudantes universitários: estratégias de enfrentamento no contexto da COVID-19. Ciênc. saúde coletiva. 2021 Mar 03;26(6):2159-70. https://doi.org/10.1590/1413-81232021266.44142020

Lopes FM, Lessa RT, Carvalho RA, Reichert RA, Andrade ALM, Micheli D. Transtornos mentais comuns em estudantes universitários: uma revisão sistemática da literatura. Psicol. Pesq. 2021 Dec 15;16(1):e31105. https://doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.31105

Sousa AR, Reis DM, Vasconcelos TM, Abdon APV, Machado SP, Bezerra IN. Relação entre Transtornos Mentais Comuns e a ingestão dietética de universitários da área da saúde. Ciênc Saúde Coletiva. 2020 June 28;26(9):4145-52. https://doi.org/10.1590/1413-81232021269.07172020

Gomes CFM, Pereira Junior RJ, Cardoso JV, Silva DA. Transtornos mentais comuns em estudantes universitários: abordagem epidemiológica sobre vulnerabilidades. SMAD, Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. 2020;16(1):1-8. https://doi.org/10.11606//issn.1806-6976.smad.2020.157317

Franzoi MAH, Cauduro FLF. Atuação dos estudantes de enfermagem na pandemia de Covid-19. Cogitare Enferm. 2020;25:e73491. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.73491

Leão TM, Goto CS, Ianni AMZ. COVID-19 e saúde mental de estudantes universitários: uma revisão crítica da literatura internacional. Rev Psicol UNESP. 2021;20(1):1-30. https://doi.org/10.5935/1984-9044.20210001

Gundim VA, Encarnação JP, Santos FC, Santos JE, Vasconcellos EA, Souza RC. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de covid-19. Rev baiana enferm. 2021;35:e37293. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293

Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico Especial. Doença pelo Novo Coronavírus – COVID-19. Semana epidemiológica 48. 28/11 a 4/12/2021 [Internet]. 2021 [cited 2023 Apr 04]. Available from: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/covid-19/2021/boletim_epidemiologico_covid_92_10dez21.pdf

Gonçalves DM, Stein AT, Kapczinski F. Avaliação de desempenho do Self-Reporting Questionnaire como instrumento de rastreamento psiquiátrico: um estudo comparativo com o Structured Clinical Interview for DSM-IV-TR. Cad. Saúde Pública. 2008;24(2):380-90. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2008000200017

Carleto CT, Moura RCD, Santos VS, Pedrosa LAK. Adaptação à universidade e transtornos mentais comuns em graduandos de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. 2018 Apr 17;20:v20a01. https://doi.org/10.5216/ree.v20.43888

Oliveira EB, Zeitoune RCG, Gallasch CH, Pérez Júnior EF, Silva AV, Souza TC. Common mental disorders in nursing students of the professionalizing cycle. Rev Bras Enferm. 2020 Feb 10;73(1):e20180154. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0154

Medina-Martínez J, Saus-Ortega C, Sánchez-Lorente MM, Sosa-Palanca EM, García-Martínez P, Mármol-López MI. Health Inequities in LGBT People and Nursing Interventions to Reduce Them: A Systematic Review. Int. J. Environ. Res. Public Health. 2021 Nov 10;18(22):11801. https://doi.org/10.3390/ijerph182211801

Capucce VS, Medeiros JGC, Silva ACR, Silva IDG, Andrade RAO, Santos MB, et al. Desafios da permanência de estudantes LGBT+ na universidade: percepção de discentes de centro universitário amazônico. REAS. 2021 Apr 30;13(4):e7109. https://doi.org/10.25248/reas.e7109.2021

Cardoso ACC, Barbosa LAO, Quintanilha LF, Avena KM. Prevalence of common mental disorders among medical students during the Covid-19 pandemic. Rev Bras Educ Med. 2022 Feb 11;46(1):e006. https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210242.ING

Fountoulakis KN, Karakatsoulis GN, Abraham S, Adorjan K, Ahmed HU, Alarcón RD, et al. The effect of different degrees of lockdown and self-identified gender on anxiety, depression and suicidality during the COVID-19 pandemic: data from the international COMET-G study. Psychiatry Res. 2022 Sep;315:114702. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2022.114702

Jantara RD, Abreu DPG, Santana LL, Piexak DR, Ribeiro JP, Barlem JGT. Isolamento social e solidão em estudantes de enfermagem no contexto da pandemia COVID-19. Rev Enferm UERJ. 2022;30:e63609. https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.63609

Cobo-Cuenca AI, Fernández-Fernández B, Carmona-Torres JM, Pozuelo-Carrascosa DP, Laredo-Aguilera JA, Romero-Gómez B, et al. Longitudinal study of the mental health, resilience, and post-traumatic stress of senior nursing students to nursing graduates during the COVID-19 pandemic. Int. J. Environ. Res. Public Health; 2022 Oct 12;19(20):13100. https://doi.org/10.3390/ijerph192013100

Kako J, Ito Y, Kajiwara K, Kimura Y, Kakeda T, Hamanishi S, et al. Impact of the COVID-19 pandemic on mental health of nursing students in Japan: protocol for a cross-sectional study. BMJ Open. 2021 Dec 1;11(12):e055916. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2021-055916

Curcio F, González CIA, Zicchi M, Sole G, Finco G, Ez Zinabi O, et al. COVID-19 Pandemic Impact on Undergraduate Nursing Students: A Cross-Sectional Study. Int. J. Environ. Res. Public Health. 2022 July 8;19(14):8347. https://doi.org/10.3390/ijerph19148347

Comparcini D, Tomietto M, Cicolini G, Dickens GL, Mthimunye K, Marcelli S, et al. Pre-registration nursing students' anxiety and academic concerns after the second wave of COVID-19 pandemic in Italy: A cross-sectional study. Nurse Educ Today. 2022 Nov;118:105520. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.105520

Linhares EM, Andrade JC, Menezes ROC, Oliveira HF, Azevedo MRD. Angústia, insegurança e medo na população LGBTQIA+: Comprometimento da saúde mental na pandemia da COVID-19. Research Society Develop. 2021 July 15;10(8):e43810817136. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17136

Ornell F, Schuch JB, Sordi AO, Kessler FHP. “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Braz J Psychiatry. 2020 Apr 03;42(3):333. https://doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008

Donida GCC, Pavoni RF, Sangalette BS, Tabaquim MLM, Toledo GL. Impacto do distanciamento social na saúde mental em tempos de pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Health Review. 2021 Apr 23;4(2):9201-18. https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-422

Magalhães JRF, Soares CFS, Peixoto TM, Estrela FM, Oliveira ACB, Silva AF, et al. Implicações Sociais e de Saúde que acometem pessoas enlutadas pela morte de familiares por COVID-19. Rev baiana enferm. 2020;34:e37007. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.37007

Publicado

29/02/2024

Como Citar

1.
Centenaro APFC, Glowacki J, Santos GK dos, Rosa CB dos SR da, Gallina K, Dal Soto LF. Transtornos mentais comuns em estudantes de enfermagem durante a pandemia de COVID-19 e fatores associados: estudo transversal. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 29º de fevereiro de 2024 [citado 29º de maio de 2024];25:75319. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/75319

Edição

Seção

Artigo Original