O conhecimento de jovens universitários sobre AIDS e sua prevenção

Autores

  • Maria Aparecida Tedeschi Cano Universidade de Franca
  • José Eduardo Zaia Universidade de Franca
  • Fátima Regina Almeida Neves Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto
  • Lis Aparecida Souza Neves Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v9i3.7501

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Prevenção de doenças transmissíveis, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, Preservativos.

Resumo

 A Aids é um grave problema de Saúde Pública, pois a cada ano aumenta o número daqueles que se contaminam. No Brasil a transmissão heterossexual tornou-se a principal via de contágio do HIV. Objetivo: levantar junto a jovens de 17 a 24 anos que cursam o terceiro grau, os conhecimentos sobre a Aids e sua prevenção. Metodologia:pesquisa desenvolvida em uma universidade privada do interior do estado de São Paulo, com alunos de ambos os sexos dos cursos de Pedagogia, Jornalismo, Moda e Turismo. Foi aplicados 300 questionários com perguntas abertas e fechadas no período de fevereiro a abril de 2006. Resultados: 95% dos alunos conhecem a doença e o modo de transmissão;66% disseram usar o preservativo masculino e 26% não ou depende e o motivo alegado é parceiro fixo, casamento, confiança no parceiro. Quanto à dificuldade para usar o preservativo 60% disseram não ter nenhuma, mas, 50 % relatam dificuldades como: colocação, perda de sensibilidade, entre outros. Apenas 2% dos alunos já usaram o preservativo feminino. Para 57% dos entrevistados, a palavra Aids lembra morte, sofrimento e dor.

Palavras chave: Promoção da saúde; Prevenção de doenças transmissíveis; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Preservativos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18/09/2009

Como Citar

1.
Cano MAT, Zaia JE, Neves FRA, Neves LAS. O conhecimento de jovens universitários sobre AIDS e sua prevenção. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 18º de setembro de 2009 [citado 27º de maio de 2022];9(3). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7501

Edição

Seção

Artigo Original