Erros de medicação: condutas e propostas de prevenção na perspectiva da equipe de enfermagem

Autores

  • Bianca Kirchner da Silva
  • Joelma Salviano da Silva Universidade Camilo Castelo Branco
  • Ana Flora Fogaça Gobbo Universidade Camilo Castelo Branco
  • Adriana Inocenti Miasso Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v9i3.7479

Palavras-chave:

Erros de medicação, Equipe de Enfermagem, Sistemas de medicação.

Resumo

Este estudo identificou, por meio de relatos da equipe de enfermagem, condutas do enfermeiro frente aos erros na medicação e as ações propostas para minimizar tais erros. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e exploratório, desenvolvido em um hospital do interior Paulista. A amostra constou de 36 profissionais de enfermagem. Para a coleta de dados, em setembro de 2006, utilizou-se um questionário contendo questões fechadas e abertas. Para análise dos dados empregou-se a estatística descritiva. A punição foi a principal conduta do enfermeiro na ocorrência de erro na medicação e as ações propostas pelos profissionais de enfermagem para minimizar erros estiveram dirigidas, principalmente, para o próprio profissional de enfermagem (48,15%) em detrimento daquelas relativas ao sistema de medicação (11,1%). Nesse contexto, vale mencionar que os seres humanos são falíveis e, portanto, erros são frequentemente encontrados na assistência à saúde. Não se pode eliminá-los, mas pode-se minimizá-los ou preveni-los por meio de estratégias direcionadas ao sistema de medicação.

Palavras chave: Erros de medicação; Equipe de Enfermagem; Sistemas de medicação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17/09/2009

Como Citar

1.
Silva BK da, Silva JS da, Gobbo AFF, Miasso AI. Erros de medicação: condutas e propostas de prevenção na perspectiva da equipe de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 17º de setembro de 2009 [citado 27º de maio de 2022];9(3). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7479

Edição

Seção

Artigo Original