COVID-19 e isolamento social: as implicações na saúde mental de estudantes de enfermagem

Autores

  • Eliany Nazaré Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil. E-mail: elianyy@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-6408-7243
  • Maristela Inês Osawa Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil. E-mail: miosawa@gmail.com.
  • Paulo Cesar de Almeida Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: pc2015almeida@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-2867-802X
  • Paulo Jorge de Almeida Pereira Universidade Católica Portuguesa (UCP), Viseu, Portugal. E-mail: ppereira@ucp.pt. https://orcid.org/0000-0002-3941-8274
  • Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil. E-mail: rosemironeto@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-7905-9990
  • Joyce Mazza Nunes Aragão Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil. E-mail: joycemazza@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0003-2865-579X
  • Maria Suely Alves Costa Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral, Ceará, Brasil. E-mail: suelypsic@yahoo.com.br. https://orcid.org/0000-0002-3545-0613

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v25.74440

Resumo

Objetivo: avaliar as repercussões da COVID-19 e do isolamento social durante a pandemia na saúde mental de estudantes de graduação em enfermagem. Métodos: estudo descritivo transversal, realizado no Ceará, Brasil, com 347 estudantes. Os dados foram coletados por meio de questionário para obtenção de dados sociodemográficas e informações sobre aspectos relacionados à pandemia, além do Inventário de Saúde Mental-38 (MHI-38). Resultados: percentual de 51,9% dos estudantes continuaram a graduação por meio de atividades de ensino remoto e avaliações on-line e 62,3% acessavam a internet essencialmente pelo celular. Para 76,9% dos estudantes, a maior preocupação era com a morte de um membro da família/amigo. Quanto à saúde mental dos estudantes, os escores na dimensão de Bem-estar Psicológico do MHI-38 foram em média 47,9 (± 16,8) e na dimensão de Sofrimento Psicológico a média foi 52,8 (± 18,5). A média de pontuação global no MHI-38 foi 51,0 (± 16,9), com diferenças entre os sexos (p = 0,039). Conclusão: os estudantes tiveram a saúde mental afetada pela pandemia de COVID-19 e o isolamento social, com maior impacto para as mulheres. Assim, instituições de ensino precisam desenvolver estratégias para monitorar e promover a saúde mental desta população no retorno às aulas no período pós-pandemia.

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Publicado

04/09/2023

Como Citar

1.
Oliveira EN, Vasconcelos MIO, de Almeida PC, Pereira PJ de A, Ximenes Neto FRG, Aragão JMN, Costa MSA. COVID-19 e isolamento social: as implicações na saúde mental de estudantes de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 4º de setembro de 2023 [citado 23º de maio de 2024];25:74440. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/74440

Edição

Seção

Artigo Original