COVID-19 e isolamento social: as implicações na saúde mental de estudantes de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v25.74440Resumo
Objetivo: avaliar as repercussões da COVID-19 e do isolamento social durante a pandemia na saúde mental de estudantes de graduação em enfermagem. Métodos: estudo descritivo transversal, realizado no Ceará, Brasil, com 347 estudantes. Os dados foram coletados por meio de questionário para obtenção de dados sociodemográficas e informações sobre aspectos relacionados à pandemia, além do Inventário de Saúde Mental-38 (MHI-38). Resultados: percentual de 51,9% dos estudantes continuaram a graduação por meio de atividades de ensino remoto e avaliações on-line e 62,3% acessavam a internet essencialmente pelo celular. Para 76,9% dos estudantes, a maior preocupação era com a morte de um membro da família/amigo. Quanto à saúde mental dos estudantes, os escores na dimensão de Bem-estar Psicológico do MHI-38 foram em média 47,9 (± 16,8) e na dimensão de Sofrimento Psicológico a média foi 52,8 (± 18,5). A média de pontuação global no MHI-38 foi 51,0 (± 16,9), com diferenças entre os sexos (p = 0,039). Conclusão: os estudantes tiveram a saúde mental afetada pela pandemia de COVID-19 e o isolamento social, com maior impacto para as mulheres. Assim, instituições de ensino precisam desenvolver estratégias para monitorar e promover a saúde mental desta população no retorno às aulas no período pós-pandemia.
Downloads
Referências
World Health Organization. Timeline: WHO’s COVID-19 response [Internet]. Geneva: WHO; 2020 [cited 2022 Oct. 24]. Available from: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/interactive-timeline
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2020 – Notas estatísticas [Internet]. Brasília: Ministério da Educação; 2022 [cited 2022 Oct. 24]. Available from: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pdf
Santos DS, Silva PHS, Santos ÚPP, Souza T, Ferreira MS, Silva JCS. Impactos emocionales y fisiológicos del aislamiento social durante la pandemia de COVID-19. Enferm. Actual Costa Rica. 2020 Nov 13;(40):1-15. http://dx.doi.org/10.15517/revenf.v0i40.41929
Oliveira EN, Vasconcelos MIO, Almeida PC, Pereira PJA, Linhares MSC, Ximenes Neto FRG, et al. Covid-19: repercussions on the mental health of higher education students. Saúde Debate. 2022 Apr 11;46(spe1):206-20. https://doi.org/10.1590/0103-11042022E114
Brooks SK, Webster RK, Smith LE, Woodland L, Wessely S, Greenberg N, et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet. 2020 Mar 14-20;395(1027):912-20. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8
Mulyadi M, Tonapa SI, Luneto S, Lin WT, Lee BO. Prevalence of mental health problems and sleep disturbances in nursing students during the COVID-19 pandemic: a systematic review and meta-analysis. Nurse Educ Pract. 2021 Nov;57:103228. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2021.103228
Yosetake AL, Camargo IML, Luchesi LB, Gherardi-Donato ECS, Teixeira CAB. Perceived stress in nursing undergraduate students. SMAD, Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. 2018 Apr-June;14(2):117-24. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000336
Leal KS, Oliveira PDS, Rodrigues PRG, Fogaça FFS. Desafios enfrentados na universidade pública e a saúde mental dos estudantes. Revista Humanidades e Inovação. 2019;6(8):59-69. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1149
Baixinho CL, Ferreira OR. Ser estudante de enfermagem em tempos de COVID-19. Esc Anna Nery. 2021 Oct 15;25(spe):e20200541. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0541
Ribeiro JLP. Inventário de saúde mental. Rio de Janeiro: Placebo Editora; 2011.
Damásio BF, Borsa JC, Koller SH. Adaptation and psychometric properties of the Brazilian Version of the Five-item Mental Health Index (MHI-5). Psicol Reflex Crit. 2014;27(2):323-30. https://doi.org/10.1590/1678-7153.201427213
Trainor K, Mallett J, Rushe T. Age related differences in mental health scale scores and depression diagnosis: adult responses to the CIDI-SF and MHI-5. J Affect Disord. 2013 Nov;151(2):639-45. https://doi.org/10.1016/j.jad.2013.07.011
Maroco J. Análise estatística com o SPSS statistics. 5th ed. Lisboa: Edições Sílabo; 2011.
Pavani FM, Silva AB, Olschowsky A, Wetzel C, Nunes CK, Souza LB. Covid-19 and repercussions in mental health: a narrative review of literature. Rev Gaúcha Enferm. 2021 Mar 26;42(spe):e20200188. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200188
Castioni R, Melo AAS, Nascimento PM, Ramos DL. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Aval Pol Públ Educ. 2021 Feb 22;29(111):399-419. https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903108
Vazquez DA, Pesce L. A experiência de ensino remoto durante a pandemia de Covid-19: determinantes da avaliação discente nos cursos de humanas da Unifesp. Avaliação. 2022 Apr 6;27(1):183-204. https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000100010
Malta DC, Szwarcwald CL, Barros MBA, Gomes CS, Machado IE, Souza Júnior PRB, et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiol Serv Saúde. 2020 Set 25;29(4):e2020407. https://doi.org/10.1590/S1679-49742020000400026
Barros MBA, Lima MG, Malta DC, Szwarcwald CL, Azevedo RCS, Romero D, et al. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiol Serv Saúde. 2020 Aug 24;29(4):e2020427. https://doi.org/10.1590/S1679-49742020000400018
Pereira C, Medeiros A, Bertholini F. O medo da morte flexibiliza perdas e aproxima polos: consequências políticas da pandemia da COVID-19 no Brasil. Rev Adm Pública. 2020 Aug 28;54(4):952-68. https://doi.org/10.1590/0034-761220200327
Pépio RIG. Medo ao COVID-19 e intolerância à incerteza em estudantes do ensino superior [dissertação]. Covilhã: Universidade Beira Interior; 2021 [cited 2022 Aug 3]. Available from: https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/11923
Nogueira MJ, Sequeira C. A saúde mental em estudantes do ensino superior. Relação com o género, nível socioeconómico e os comportamentos de saúde. Rev Port Enferm Saúde Mental. 2017 Aug;(5):51-6. http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0167
Sunde RM, Giquira S, Aussene MM. Efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos universitários: caso de estudantes da Universidade Rovuma, Moçambique. Cad Ibero-amer Dir Sanit. 2022 June 30;11(2):88-102. https://doi.org/10.17566/ciads.v11i2.869
Portela JMG, Mello AL, Freitas EO, Silva RM, Carmo DRP, Siqueira DF. Uso de substâncias psicoativas e saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. REME Rev Min Enferm. 2022 July 12;26:e- 144. https://doi.org/10.35699/2316-9389.2022.37251
Sousa ACA, Costa DM, Pereira SR, Lago RF. Gênero e a pandemia Covid-19: revisão da produção científica nas ciências da saúde no Brasil. Saúde Debate. 2021 Dec;45(spe2);171:86. https://doi.org/10.1590/0103-11042021E212
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.