Análise do nível de atividade física, depressão, ansiedade e estresse segundo o sexo em adolescentes escolares: estudo transversal

Autores

  • Samuel Almeida Santana Rosa Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS), Goiânia, Goiás, Brazil. E-mail. samuelalmeidasantanarosa@gmail.com. https://orcid.org/0000-0001-5657-7624
  • Marcos Paulo Silva Costa Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS), Goiânia, Goiás, Brazil. E-mail. mpsc74@hotmail.com.
  • Arêtha de Meira Castro Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS), Goiânia, Goiás, Brazil. E-mail. arethameiracastro@gmail.com. https://orcid.org/0000-0003-2627-6059
  • Krislainy de Sousa Corrêa Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS), Goiânia, Goiás, Brazil. E-mail. krislainycorrea@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0001-8150-4582

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v25.73389

Palavras-chave:

Adolescente, Depressão, Ansiedade, Estresse Psicológico, Exercício Físico

Resumo

Objetivo: comparar o nível de atividade física e sintomas de depressão, ansiedade e estresse segundo o sexo em adolescentes escolares. Métodos: estudo transversal com estudantes do ensino médio de escolas públicas. Utilizou-se na coleta de dados: Questionário sociodemográfico e de estilo de vida, Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes (EDAE-A). Testes qui-quadrado de Pearson ou exato de Fisher e o Modelo Linear Generalizado Univariado foram utilizados na análise. Resultados: participaram 516 adolescentes, 214 do sexo masculino e 302 do feminino. Ambos os sexos apresentam prática de atividades físicas menor que o recomendado para adolescentes. Participantes do sexo masculino apresentam maior prática de atividade física fora da escola em comparação aos do sexo feminino, predominando o futebol (33,0%). Participantes do sexo feminino apresentaram maior gravidade dos níveis de depressão (p = 0,002), ansiedade (p = 0,013) e estresse (p = 0,004) em comparação aos do sexo masculino (d de Cohen fraco). Conclusão: não há diferença do nível de atividade física em adolescentes escolares segundo o sexo. Adolescentes do sexo masculino apresentam maior prática de atividades físicas fora da escola, e adolescentes do sexo feminino apresentam maior gravidade dos níveis de depressão, ansiedade e estresse.

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Publicado

05/07/2023

Como Citar

1.
Rosa SAS, Costa MPS, Castro A de M, Corrêa K de S. Análise do nível de atividade física, depressão, ansiedade e estresse segundo o sexo em adolescentes escolares: estudo transversal. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 5º de julho de 2023 [citado 28º de abril de 2024];25:73389. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/73389

Edição

Seção

Artigo Original