Análise do nível de atividade física, depressão, ansiedade e estresse segundo o sexo em adolescentes escolares: estudo transversal

Autores

  • Samuel Almeida Santana Rosa Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS), Goiânia, Goiás, Brazil. E-mail. samuelalmeidasantanarosa@gmail.com. https://orcid.org/0000-0001-5657-7624
  • Marcos Paulo Silva Costa Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS), Goiânia, Goiás, Brazil. E-mail. mpsc74@hotmail.com.
  • Arêtha de Meira Castro Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS), Goiânia, Goiás, Brazil. E-mail. arethameiracastro@gmail.com. https://orcid.org/0000-0003-2627-6059
  • Krislainy de Sousa Corrêa Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS), Goiânia, Goiás, Brazil. E-mail. krislainycorrea@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0001-8150-4582

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v25.73389

Palavras-chave:

Adolescente, Depressão, Ansiedade, Estresse Psicológico, Exercício Físico

Resumo

Objetivo: comparar o nível de atividade física e sintomas de depressão, ansiedade e estresse segundo o sexo em adolescentes escolares. Métodos: estudo transversal com estudantes do ensino médio de escolas públicas. Utilizou-se na coleta de dados: Questionário sociodemográfico e de estilo de vida, Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes (EDAE-A). Testes qui-quadrado de Pearson ou exato de Fisher e o Modelo Linear Generalizado Univariado foram utilizados na análise. Resultados: participaram 516 adolescentes, 214 do sexo masculino e 302 do feminino. Ambos os sexos apresentam prática de atividades físicas menor que o recomendado para adolescentes. Participantes do sexo masculino apresentam maior prática de atividade física fora da escola em comparação aos do sexo feminino, predominando o futebol (33,0%). Participantes do sexo feminino apresentaram maior gravidade dos níveis de depressão (p = 0,002), ansiedade (p = 0,013) e estresse (p = 0,004) em comparação aos do sexo masculino (d de Cohen fraco). Conclusão: não há diferença do nível de atividade física em adolescentes escolares segundo o sexo. Adolescentes do sexo masculino apresentam maior prática de atividades físicas fora da escola, e adolescentes do sexo feminino apresentam maior gravidade dos níveis de depressão, ansiedade e estresse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Saint-Maurice PF, Coughlan D, Kelly SP, Keadle SK, Cook MB, Carlson SA, et al. Association of leisure-time physical activity across the adult course with all-cause and cause- specific mortality. JAMA Network Open. 2019 Mar;2(3):e190355. https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2019.0355

World Health Organization. Global recommendations on physical activity for health. Geneva: World Health Organization; 2010.

Marques A, Loureiro N, Avelar-Rosa B, Naia A, Matos MG. Adolescents’ healthy lifestyle. J Pediatr (Rio J). 2020 Mar- Apr;96(2):217-24. https://doi.org/10.1016/j.jped.2018.09.002

Cureau FV, Silva TLN, Bloch KV, Fujimori E, Belfort DR, Carvalho KMB, et al. ERICA: inatividade física no lazer em adolescentes brasileiros. Rev Saúde Pública. 2016;50(supl 1):4s. https://doi.org/10.1590/S01518-8787.2016050006683

Vancampfort D, Stubbs B, Firth J, Van Damme T, Koyanagi A. Sedentary behavior and depressive symptoms among 67,077 adolescents aged 12–15 years from 30 low- and middle-income countries. Int J Behav Nutr Phys Act. 2018 Aug;15(1):73. https://doi.org/10.1186/s12966-018-0708-y

Organização Pan-Americana de Saúde. OMS lança plano de ação global sobre atividade física para reduzir comportamento sedentário e promover a saúde [Internet]. Brasília: OPAS; 2018 [cited 2023 Feb 03]. Available from: https://www.paho.org/pt/noticias/4-6-2018-oms-lanca-plano-acao-global-sobre-atividade-fisica-para-reduzir-comportamento

Weyne GRS. Determinação do tamanho da amostra em pesquisas experimentais na área de saúde. Arq Med ABC. 2004 July/Dec;29(2):87-90.

Patias ND, Machado WL, Bandeira DR, Dell ́Aglio DD. Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21) – Short Form: adaptação e validação para adolesentes brasileiros. Psico-USF. 2016 Sep-Dec;21(3):459-69. https://doi.org/10.1590/1413-82712016210302

Lovibond PF, Lovibond SH. The structure of negative emotional states: comparison of the Depression Anxiety Stress Scales (DASS) with the Beck Depression and Anxiety Inventories. Behav Res Ther. 1995 Mar;33(3):335-43. https://doi.org/10.1016/0005-7967(94)00075-U

Guedes DP, Lopes CC, Guedes JE. Reproducibility and validity of the International Physical Activity Questionnaire in adolescents. Rev Bras Med Esporte. 2005 Apr;11(2):151-8. https://doi.org/10.1590/S1517-86922005000200011

Hagströmer M, Oja P, Sjöström M. The International Physical Activity Questionnaire (IPAQ): a study of concurrent and construct validity. Public Health Nutr. 2006 Sep;9(6):755-62. https://doi.org/10.1079/PHN2005898

Matsudo S, Araújo T, Matsudo V, Andrade D, Andrade E, Oliveira C, et al. Questionário internacional de atividade física (IPAQ): estudo de validade e reprodutibilidade no Brasil. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2001;6(2):5-18.

Cohen J. The statistical power of abnormal-social psychological research: a review. J Abnorm Soc Psychol. 1962 Sep;65:145-53. https://doi.org/10.1037/h0045186

Lee DK. Alternatives to P value: confidence interval and effect size. Korean J Anesthesiol. 2016 Dec;69(6):555-62. https://doi.org/10.4097/kjae.2016.69.6.555

Ferrari G Junior, Andrade R, Rebelatto C, Beltrame T, Pelegrini A, Felden E. Fatores associados às barreiras para a prática de atividade física dos adolescentes. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2016 July;21(4):307-16. https://doi.org/10.12820/rbafs.v.21n4p307-316

World Health Organization. World health statistics 2010. Geneva: World Health Organization; 2010.

Kuzik N, Carson V, Andersen LB, Sardinha LB, Grøntved A, Hansen BH, et al. Physical activity and sedentary time associations with metabolic health across weight statuses in children and adolescents. Obesity (Silver Spring). 2017 Oct;25(10):1762-9. https://doi.org/10.1002/oby.21952

Guthold R, Stevens GA, Riley LM, Bull FC. Global trends in insufficient physical activity among adolescents: a pooled analysis of 298 population-based surveys with 1.6 million participants. Lancet Child Adolesc Health. 2020 Jan;4(1):23- 35. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(19)30323-2

Galaviz UZ, González RV, Arvizuo JG, Meneses EFE, Samaniego CV, Domínguez IJT, et al. Socioeconomic status and physical activity during elementary school student recess. Rev Bras Med Esporte. 2021 Jan-Mar;27(1):80-3. https://doi.org/10.1590/1517-8692202127012019_0033

Altmann H, Ayoub E, Garcia EF, Rico ER, Polydoro SAJ. Gênero e cultura corporal de movimento: práticas e percepções de meninas e meninos. Rev Estud Fem. 2018;26(1):e44074. https://doi.org/10.1590/1806-9584.2018v26n144074

Johnson MK, Crosnoe R, Elder GH Jr. Insights on adolescence from a life course perspective. J Res Adolesc. 2011 Mar;21(1):273-80. https://doi.org/10.1111/j.1532-7795.2010.00728.x

Blakemore SJ, Mills KL. Is adolescence a sensitive period for sociocultural processing? Annu Rev Psychol. 2014 Jan;65:187-207. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-010213-115202

Charmaraman L, Richer AM, Liu C, Lynch AD, Moreno MA. Early Adolescent Social media-related body dissatisfaction: associations with depressive symptoms, social anxiety, peers, and celebrities. J Dev Behav Pediatr. 2021 Jun-July;42(5):401-7. https://doi.org/10.1097/dbp.0000000000000911

Kleppang AL, Haugland SH, Bakken A, Stea TH. Lifestyle habits and depressive symptoms in Norwegian adolescents: a national cross-sectional study. BMC Public Health. 2021 Apr;21(1):816. https://doi.org/10.1186/s12889-021-10846-1

Publicado

05/07/2023

Edição

Seção

Artigo Original