HOLISMO SÓ NA TEORIA: A TRAMA DOS SENTIMENTOS DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM SOBRE SUA FORMAÇÃO

Autores

  • ELIZABETH ESPERIDIÃO Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v4i1.731

Resumo

RESUMO. As tendências atuais na capacitação de recursos humanos apontam para o desenvolvimento de profissionais com uma postura crítica e reflexiva, com habilidades que vão além dos aspectos técnicos, constituindo-se um grande desafio para as instituições formadoras. Na formação do enfermeiro notamos também esse movimento e apesar do amplo discurso da integralidade do ser humano, acreditamos que a dimensão técnica é ainda mais enfatizada, desconsiderando a necessidade de instrumentalizar o processo de crescimento interno do profissional. Entendemos que não há como desvincular a dimensão profissional da pessoal, ou seja, a pessoa reside no ser profissional e o profissional integra a pessoa humana, de forma dialética. A partir de um referencial humanístico, desenvolvemos este estudo em uma abordagem qualitativa, com o objetivo de identificar e analisar as percepções e os sentimentos do aluno do curso de graduação em Enfermagem, com relação à sua formação como pessoa/profissional. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais com acadêmicos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, cujas falas foram submetidas a análise temática de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos percebem a formação acadêmica centrada em conhecimentos técnico-científicos, voltados especialmente ao atendimento das necessidades daqueles que vão ser assistidos, sem considerar a pessoa que os assiste, além de sinalizar que a trajetória acadêmica é permeada por vários sentimentos que aparecem em função das experiências ocorridas ao longo dela. Ficou evidenciado ainda que, em situações específicas, principalmente ligadas à área de saúde mental, o aluno tem tido a oportunidade de expressar e lidar com seus próprios sentimentos. Consideramos que esta pesquisa oferece elementos importantes a serem repensados pelas Escolas de Enfermagem, visando a formação do aluno como pessoa integral e integrada em suas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21/12/2006

Como Citar

1.
ESPERIDIÃO E. HOLISMO SÓ NA TEORIA: A TRAMA DOS SENTIMENTOS DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM SOBRE SUA FORMAÇÃO. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 21º de dezembro de 2006 [citado 17º de maio de 2022];4(1). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/731

Edição

Seção

Resumo