Desafios à sistematização da assistência de enfermagem em cuidados paliativos oncológicos: uma perspectiva da complexidade

Autores

  • Marcelle Miranda da Silva Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marléa Chagas Moreira Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i3.7274

Palavras-chave:

Enfermagem Oncológica, Planejamento de Assistência ao Paciente, Cuidados Paliativos.

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i3.7274

Trata-se de um estudo qualitativo, que objetivou analisar os fatores intervenientes no processo de implantação da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) referidos por enfermeiros que atuam na unidade de internação de um hospital especializado em cuidados paliativos na oncologia, localizado no município do Rio de Janeiro - Brasil. O estudo foi realizado no ano de 2008 e participaram oito enfermeiras. A técnica de coleta de dados utilizada foi o grupo focal, e os dados foram submetidos à análise de conteúdo, sob a perspectiva da complexidade. A SAE pode ser entendida como uma das grandes buscas dos enfermeiros em prol da qualificação e humanização do cuidado. Para as enfermeiras, além do déficit de recursos humanos e de conhecimento relacionado à temática, no contexto de atuação, as múltiplas e complexas dimensões de cuidado do cliente e da família conferem maior complexidade ao processo de implantação da SAE, indicando que a mesma precisa ser estruturada a partir de referenciais dinâmicos e flexíveis, capazes de integrar os saberes disciplinares no reconhecimento do ser humano como ser complexo. Dessa forma, a SAE apresenta-se como um desafio, o que indica a necessidade de novas investigações para o aprimoramento contínuo da prática de enfermagem.

Descritores: Enfermagem Oncológica; Planejamento de Assistência ao Paciente; Cuidados Paliativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelle Miranda da Silva, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: mmarcelle@ig.com.br.

Marléa Chagas Moreira, Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto, EEAN, UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: marleachagas@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2010

Como Citar

1.
Silva MM da, Moreira MC. Desafios à sistematização da assistência de enfermagem em cuidados paliativos oncológicos: uma perspectiva da complexidade. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2010 [citado 6º de dezembro de 2022];12(3):483-90. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7274

Edição

Seção

Artigo Original