Educação em saúde como suporte para a qualidade de vida de grupos da terceira idade
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v9i2.7193Palavras-chave:
Educação em saúde, Envelhecimento, Qualidade de vida, Promoção da saúde.Resumo
Uma das alternativas mais importantes para assegurar a autonomia e independência do idoso, como também o envelhecer saudável são as ações educativas. Torna-se fundamental que a Enfermagem não esteja focada somente na assistência ao idoso portador de doenças, mas que atue também na promoção, manutenção e recuperação da saúde desse ser humano. Este estudo objetivou conhecer as necessidades de educação em saúde dos idosos que freqüentam grupos de terceira idade. Trata-se de um estudo na área humano-social do tipo exploratório, descritivo e analítico com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através de atividades e técnicas grupais, questionários e observação participante. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Participaram das dinâmicas de grupos 26 sujeitos sendo que a amostragem foi obtida aleatoriamente. Os temas trabalhados foram: Diabetes, Hipertensão Arterial, Osteoporose, Artrite e Artrose e Alimentação Equilibrada. Os grupos de Terceira Idade foram muito receptivos e abertos para novos conhecimentos. Observou-se o enriquecimento pessoal de alguns participantes por saberem como funciona e quais mudanças acontecem em seus corpos nesta etapa da vida. Para atuar nesses grupos a Enfermagem deve acreditar, gostar e construir ações educativas visando suprir lacunas que interferem no autocuidado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
09/09/2009
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Copyright (c) 2009 Revista Eletrônica de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.