Intoxicação infantil na comunidade em situação de vulnerabilidade social: percepções de profissionais da Estratégia Saúde da Família
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v25.70654Palavras-chave:
Intoxicação, Saúde da Criança, Vulnerabilidade Social, Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da FamíliaResumo
Introdução: compreender como profissionais da Estratégia Saúde da Família percebem a intoxicação infantil e as práticas de cuidado desenvolvidas em comunidade em situação de vulnerabilidade social. Métodos: pesquisa de abordagem qualitativa baseada no referencial dialógico de Paulo Freire. Foi desenvolvida por entrevistas face a face, com 15 profissionais integrantes de equipes da Estratégia Saúde da Família de um município do Noroeste do Paraná, Brasil. As entrevistas foram áudio gravadas, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: as percepções foram articuladas em três categorias temáticas: Intoxicações infantis e o ambiente domiciliar: como os acidentes ocorrem; Prática profissional para atendimento, encaminhamento e prevenção das intoxicações infantis; e Limites para a prática de promoção e prevenção das intoxicações infantis no território. Conclusão: as percepções revelam os profissionais não considerarem a família inserida em um contexto sociocultural como centro da ação profissional, poucos referiam ao cuidado no contexto da promoção da saúde e prevenção.
Downloads
Referências
Hoffmann RS, et al. Goldfrank’s toxicologic emergencies. 11st ed. New York: McGraw-Hill; 2019.
Disfani HF, Kamandi M, Mousavi SM, Sadrzadeh SM, Farzaneh R, Doolab IN, et al. Risk factors contributing to the incidence and mortality of acute childhood poisoning in emergency department patients in Iran: a hospital-based case- control study. Epidemiol Health. 2019 Apr;41:e2019016. https://doi.org/10.4178/epih.e2019016
Nukpezah JA, Soujaa I. Creating emergency prepared households—what really are the determinants of household emergency preparedness? Risk Hazards Crisis Public Policy. 2018 May;9(4):480-504. https://doi.org/10.1002/rhc3.12142
Sales CCF, Oliveira MLF. Health education practices of poisoning prevention for child in Family Health Strategy. Esc Anna Nery. 2019;23(1):e20180140. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0140
Beauchamp GA, Carey JL, Cook MD, Cannon RD, Katz KD, Yoon J, et al. Sex Differences in pediatric poisonings by age group: a Toxicology Investigators’ Consortium (ToxIC) analysis (2010–2016). J Med Toxicol. 2020 Oct;16:423-43. https://doi.org/10.1007/s13181-020-00781-9
Brito MLS, Melo PPF, Cardoso LB, Silva FT, Reis Júnior PM, Bitencourt EL. Número de internações e óbitos associados à intoxicação infantil. Rev Soc Bras Clin Med. 2019 Set;17(3):124-30.
Costa MA, Santos MPG, Marguti B, Pirani N, Pinto CVS, Curi RLC, et al. Vulnerabilidade social no Brasil: conceitos, métodos e primeiros resultados para municípios e regiões metropolitanas brasileiras [Internet]. Rio de Janeiro: IPEA; 2018 [cited 2023 Jan 23]. Available from: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8257
Barreto ACO, Rebouças CBA, Aguiar MIF, Barbosa RB, Rocha SR, Cordeiro LM, et al. Perception of the Primary Care multiprofessional team on health education. Rev Bras Enferm. 2019 Feb;72(suppl 1):266-73. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0702
Gadotti M, Carnoy M. Reinventando Freire: a práxis do Instituto Paulo Freire. São Paulo: Instituto Paulo Freire; 2018.
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa [Internet]. São Paulo: Paz e Terra; 2016. [cited 2022 Dec 20]. Available from: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf
Maaloul I, Kmiha S, Yaich S, Thouraya K, Damak J, Aloulou H, et al. Epidémiologie des accidents domestiques de l’enfant: expérience d’un Service de Pédiatrie Générale du sud tunisien. Pan Afr Med J. 2019 Jun;33:108. https://doi.org/10.11604/pamj.2019.33.108.12022
Corrêa VAF, Acioli S, Viana VP, Mello AS, Neto M, Sabóia VM. Metodologia participativa: relato de pesquisa voltada à prática do enfermeiro. Revista Recien. 2020;10(30):68-76. https://doi.org/10.24276/rrecien2020.10.30.68-76
Labegalini CMG, Nogueira IS, Hammerschmidt KSA, Jaques AE, Carreira L, Baldissera VDA. Educational and care-related dialogical pathway on active aging with family health strategy professionals. Texto Contexto Enferm. 2020;29:e20180235. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0235
Tong A, Sainsbury P, Craig J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. Int J Qual Health Care. 2007 Dec.;19(6):349-57. https://doi.org/10.1093/intqhc/mzm042
Lazari AH, Hungaro AA, Okamoto ARC, Suguyama P, Marcon SS, Oliveira MLF. Families in vulnerable territory and reasons for not using drugs. Rev Eletr Enf. 2017 May;19:a11. https://doi.org/10.5216/ree.v19.38380
Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2016.
Machado MH, Aguiar Filho W, Lacerda WF, Oliveira E, Lemos W, Wermelinger M, et al. Características gerais da enfermagem: o perfil sócio demográfico. Enferm foco. 2015;6(1/4):11-7. https://doi.org/10.21675/2357-707X.2016.v7.nESP.686
Nascimento EM, Gimeniz-Paschoal SR, Sebastião LT. Intervenção educativa sobre prevenção de acidentes infantis domésticos realizada por estagiários de Fonoaudiologia na Unidade de Saúde da Família. Rev. CEFAC. 2019;21(5):e17018. https://doi.org/10.1590/1982-0216/201921517018
Soares AN, Souza V, Santos FBO, Carneiro ACLL, Gazzinelli MF. Health education device: reflections on educational practices in primary care and nursing training. Texto Contexto Enferm. 2017;26(3):e0260016. https://doi.org/10.1590/0104-07072017000260016
Branquinho ID, Lanza FM. Child health in primary care: evolution of Brazilian policies and nurses’ performance. Rev Enferm Cent-Oeste Min. 2018;8:e2745. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2753
Amestoy SC, Oliveira AFL, Thofehrn MB, Trindade LL, Santos BP, Bao ACP. Contributions of Paulo Freire to understanding the dialogic leadership exercise of nurses in the hospital setting. Rev Gaúcha Enferm. 2017 Apr;38(1):e64764. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.01.64764
Rodrigues DMMR, Labegalini CMG, Higarashi IH, Heidemann ITSB, Baldissera VDA. The dialogic educational pathway as a strategy of care with elderly women in sexuality. Esc Anna Nery. 2018;22(3):e20170388. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0388
Carvalho J, Duarte MLC, Glanzner CH. Child mental health care in the context of the Family Health Strategy: an evaluative study. Rev Gaúcha Enferm. 2020 Apr;41(spe):e20190113. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190113
Thiollent MJM, Colette MM. Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade. Acta Sci. 2014 Jul-Dec;36(2):207-16. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i2.23626
Vaz EMC, Brito TS, Santos MCS, Lima PMVM, Pimenta EAG, Collet N. Referral and counter-referral of children in chronic condition: perception of mothers and secondary care professionals. Rev Enferm UERJ. 2020;28:e51186. https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.51186
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.