Componentes do cuidado de enfermagem no processo de parto

Autores

  • Ariane Thaise Frello Universidade Federal de Santa Catarina
  • Telma Elisa Carraro Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i4.7056

Palavras-chave:

CCuidados de Enfermagem, Trabalho de parto, Saúde da mulher, Enfermagem

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i4.7056

O cuidar é necessário durante todo o processo do parto, e conhecer o que as mulheres têm a dizer sobre suas experiências permite que as práticas sejam repensadas. Assim, este estudo teve como objetivo identificar como se apresentam os Componentes do Cuidado de Enfermagem nas falas das puérperas acerca do seu processo de parto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa envolvendo três instituições públicas de cada um dos estados da Região Sul do Brasil no período de agosto a dezembro de 2006, tendo como sujeitos 28 puérperas, entrevistadas no alojamento conjunto por meio de entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados conforme passos propostos por Creswell. O referencial teórico utilizado para sustentar a coleta e análise de dados foram os Componentes do Cuidado de Enfermagem propostos por Carraro, baseados em Nightingale e Semmelweis. Os resultados apontam os aspectos relativos ao cuidado da mulher no processo do parto, possibilitando ter clareza sobre suas necessidades de forma a qualificar o cuidado prestado. Desta forma, seus depoimentos contribuem para promover a reflexão e futuras mudanças nos cuidados prestados pela Enfermagem e toda a Equipe de Saúde.

Descritores: Cuidados de Enfermagem; Trabalho de parto; Saúde da mulher; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Thaise Frello, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CAPES. Florianópolis, SC. Brasil. E-mail: arianetfr@hotmail.com.

Telma Elisa Carraro, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do PEN, UFSC. Florianópolis, SC. Brasil. E-mail: telmacarraro@ccs.ufsc.br.

Downloads

Publicado

31/12/2010

Como Citar

1.
Frello AT, Carraro TE. Componentes do cuidado de enfermagem no processo de parto. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2010 [citado 28º de maio de 2022];12(4):660-8. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7056

Edição

Seção

Artigo Original