Prática de equipes de consultórios na rua e registro das ações no e-SUS Atenção Primária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v24.70301

Palavras-chave:

Pessoas em Situação de Rua, Vulnerabilidade, Sistemas de Informação, Atenção à Saúde, Serviços de Saúde

Resumo

Objetivo: Descrever as percepções das equipes de Consultório na Rua sobre sua prática e a utilização da estratégia e-SUS Atenção Primária à Saúde para registro do seu atendimento. Método: Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. Participaram 20 profissionais de três Consultórios na Rua do Estado de Goiás, Brasil. Foram utilizados questionários autoaplicáveis de perfil profissiográfico e grupos focais, cujos dados emergentes foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Foram identificadas duas categorias de análise: “Aspectos que influenciam o processo de trabalho das equipes dos Consultórios na Rua” e “Registros na estratégia e-SUS Atenção Primária à Saúde pelo Consultório na Rua”. Considerações finais: Evidenciou-se a necessidade de investir para superar os desafios para o cuidado qualificado à população em situação de rua, para a efetividade dos registros considerando suas especificidades e necessidades.

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Publicado

22/09/2022

Edição

Seção

Artigo Original