Epidemiologia e qualidade de vida em indivíduos com neuropatia diabética dolorosa: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Layz Alves Ferreira Souza Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás
  • Ana Paula da Costa Pessoa Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás
  • Letícia Cunha Franco Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás
  • Lílian Varanda Pereira Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i4.7024

Palavras-chave:

Neuropatias Diabéticas, Dor, Epidemiologia, Qualidade de Vida

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i4.7024

A neuropatia diabética dolorosa (NDD) é conceituada como dor iniciada ou causada por lesão primária ou disfunção ou perturbação transitória no sistema nervoso periférico ou central. O objetivo do estudo foi analisar a produção bibliográfica acerca da epidemiologia e do impacto da NDD na qualidade de vida dos indivíduos. Pesquisa bibliográfica de estudos indexados em cinco fontes de dados, utilizando-se os descritores diabetes, diabetes mellitus, neuropatia dolorosa, dor neuropática, qualidade de vida, SF-36, epidemiologia e similares em inglês e espanhol, no período de 1998 a 2010. Foram selecionadas 28 publicações. A prevalência de NDD variou de 26,4 a 65,3%; descrita como dor em "queimação", "formigamento", agulhada" e contínua", com intensidade variando de leve à intensa; capaz de gerar depressão em 35% dos casos e prejudicar principalmente a energia, capacidade de caminhar e o sono. A NDD é frequente entre as pessoas com diabetes mellitus e gera efeitos negativos na qualidade de vida dessa população.

Descritores: Neuropatias Diabéticas; Dor; Epidemiologia; Qualidade de Vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Layz Alves Ferreira Souza, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás

Discente do curso de graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem (FEN), Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista do Programa de Iniciação Científica, modalidade PIBIC. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: layzenf@gmail.com.

Ana Paula da Costa Pessoa, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás

Discente do curso de graduação em Enfermagem, FEN, UFG. Bolsista do Programa de Iniciação Científica, modalidade PIVIC. Bolsista do Programa de Educação Tutorial. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: aninha2110@hotmail.com.

Letícia Cunha Franco, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, FEN. Bolsista CNPq. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: ticinhafranco@yahoo.com.br.

Lílian Varanda Pereira, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Professor Adjunto, FEN, UFG. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: lvaranda@terra.com.br.

Downloads

Publicado

31/12/2010

Como Citar

1.
Souza LAF, Pessoa AP da C, Franco LC, Pereira LV. Epidemiologia e qualidade de vida em indivíduos com neuropatia diabética dolorosa: uma revisão bibliográfica. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2010 [citado 28º de março de 2024];12(4):746-52. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7024

Edição

Seção

Artigo de Revisão