Qualidade de vida nos pacientes oncológicos: revisão integrativa da literatura latino-americana

Autores

  • Alexandra Paola Zandonai Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
  • Fernanda Mara Coelho Cardozo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
  • Isabo Nayru Gonzales Nieto
  • Namie Okino Sawada Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i3.6957

Palavras-chave:

Neoplasias, Qualidade de vida, Enfermagem Oncológica.

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i3.6957

O constructo subjetivo e multidimensional Qualidade de Vida (QV) consolida-se entre os estudiosos na década de 90. Identificar, mensurar e avaliar os domínios afetados pela doença tem sido a proposta de diversos estudos com delineamentos qualitativos e quantitativos. Os objetivos foram caracterizar a produção científica latinoamericana sobre QV em pacientes oncológicos adultos; identificar aspectos relacionados à QV nesta população; identificar os instrumentos utilizados para avaliar a QV. Uma das estratégias metodológicas para realizar a prática baseada em evidências é a revisão integrativa. A amostra resultou em 25 artigos, nos quais havia uma alta concentração de estudos na subcategoria QV nos diferentes tipos de câncer de cabeça e pescoço (32%), que nos faz refletir sobre os inúmeros efeitos colaterais e secundários do tratamento, como as mutilações, alterações funcionais e estéticas que interferem nas atividades de vida diária dos pacientes. Verificamos uma prevalência na aplicação do instrumento EORTC QLQ-C30 sendo que este explora sintomas específicos do câncer. Considera-se que tais estudos não apresentaram fortes evidências para aplicação clínica. Correspondendo a prática baseada em evidências, concluímos a importância no desenvolvimento de estudos com intervenções efetivas para subsidiar a prática de enfermagem e garantir uma assistência qualificada e consequentemente melhorar QV aos pacientes oncológicos.

Descritores: Neoplasias; Qualidade de vida; Enfermagem Oncológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Paola Zandonai, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Oncológica. Mestranda do Programa de Enfermagem Fundamental (PEF), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Universidade de São Paulo (USP). Bolsista CNPq. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: alexandrazandonai@usp.br.

Fernanda Mara Coelho Cardozo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Oncológica. Mestranda do PEF, EERP, USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: fer.cardozo@usp.br.

Isabo Nayru Gonzales Nieto

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Oncológica. Arequipa, Perú. E-mail: isabogonzales@hotmail.com.

Namie Okino Sawada, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Associado, EEERP, USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: sawada@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

29/09/2010

Como Citar

1.
Zandonai AP, Cardozo FMC, Nieto ING, Sawada NO. Qualidade de vida nos pacientes oncológicos: revisão integrativa da literatura latino-americana. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 29º de setembro de 2010 [citado 19º de abril de 2024];12(3):554-61. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/6957

Edição

Seção

Artigo de Revisão