A compreensão do fenômeno condição crônica por diabetes mellitus a partir da experiência de adoecimento

Autores

  • Ana Paula Silva de Faria Universidade Federal de Mato Grosso
  • Roseney Bellato Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i3.6953

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, Doenças crônicas, Atividades cotidianas

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i3.6953

Em nossa experiência profissional temos identificado que abordagem às pessoas com diabetes mellitus (DM) tem sido centrado nas ações de controle e monitoramento da doença, sendo que desconsideram as repercussões e enfretamentos que essas pessoas vivenciam no seu cotidiano. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, tipo Estudo de Caso que teve como objetivo compreender as repercussões e enfrentamentos que as pessoas em condição crônica por DM vivenciam em seu cotidiano. A apreensão dos dados foi fundamentada na estratégia metodológica da História de Vida Focal que foi operacionalizada pela Entrevista em Profundidade. O estudo foi realizado em Cuiabá/MT, em 2007, com uma pessoa com DM que esteve internado em hospital público por complicações secundárias. A análise dos dados possibilitou compreender que a vida cotidiana que é marcada por enfrentamentos e repercussões como aumento das fases de agudizações e complicações da doença, (re) arranjos cotidianos somados ao medo da dependência do outro para o cuidado e medo da morte. Este estudo possibilita e nos convida e (re) pensarmos as práticas de atenção e de gestão centrada nas pessoas e famílias em condição crônica por DM.

Descritores: Diabetes mellitus; Doenças crônicas; Atividades cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Silva de Faria, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professor Assistente I, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Rondonopolis, MT, Brasil. E-mail: apaula.faria@gmail.com.

Roseney Bellato, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Professor Adjunto III, UFMT. Rondonopolis, MT, Brasil. E-mail: roseney@terra.com.br.

Downloads

Publicado

30/09/2010

Como Citar

1.
Faria APS de, Bellato R. A compreensão do fenômeno condição crônica por diabetes mellitus a partir da experiência de adoecimento. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2010 [citado 27º de novembro de 2022];12(3):520-7. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/6953

Edição

Seção

Artigo Original