Cobertura vacinal e fatores relacionados à vacinação dos adolescentes residentes na área norte de Teresina/PI

Autores

  • Telma Maria Evangelista de Araújo Universidade Federal do Piauí
  • Laís Carvalho de Sá Universidade Federal do Piauí
  • Andréia Alves de Sena Silva Universidade Federal do Piauí
  • Jéssica Pereira Costa Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i3.6934

Palavras-chave:

Adolescente, Enfermagem, Epidemiologia, Imunização.

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i3.6934

Atualmente, os adolescentes fazem parte dos grupos prioritários ao Programa Nacional de Imunização em virtude da elevada susceptibilidade a algumas doenças evitáveis por imunizantes e especialmente pela sua baixa cobertura vacinal necessária ao controle das doenças imunopreveníveis. A presente pesquisa objetivou verificar a cobertura vacinal dos adolescentes residentes na área norte de Teresina. Trata-se de um estudo transversal realizado por meio de inquérito domiciliar, com amostragem por conglomerado. Os dados foram coletados no período de setembro a novembro de 2008, por meio de entrevistas, com 178 adolescentes residentes na área pesquisada. Os resultados foram processados com a utilização do software Epi-Info versão 6.04b. A análise foi feita por meio de estatísticas descritivas como freqüências absolutas e percentuais. Constatou-se que a maioria é do sexo feminino (63%) com 17 a 19 anos de idade (57,3%), 9 a 11 anos de estudo (62%) e renda familiar dois salários mínimos (61%). Aproximadamente 50% desconheciam o cartão e as vacinas destinadas ao adolescente. As coberturas vacinais apresentaram-se baixas, especialmente contra o tétano (2,5%). Conclui-se que a escola e os profissionais de saúde possuem papel preponderante na sensibilização dos adolescentes para o cuidado com a sua saúde.

Descritores: Adolescente; Enfermagem; Epidemiologia; Imunização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Maria Evangelista de Araújo, Universidade Federal do Piauí

Enfermagem. Doutora em Enfermagem em Saúde Coletiva. Professor Adjunto, Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina, PI, Brasil, E-mail: telmaevangelista@gmail.com.

Laís Carvalho de Sá, Universidade Federal do Piauí

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem, UFPI. Bolsista PIBIC/CNPQ/UFPI. Teresina, PI, Brasil, E-mail: laiscarvalhodesa@hotmail.com.

Andréia Alves de Sena Silva, Universidade Federal do Piauí

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem, UFPI. Teresina, PI, Brasil, E-mail: andtotisenna@hotmail.com.


Jéssica Pereira Costa, Universidade Federal do Piauí

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem, UFPI. Teresina, PI, Brasil, E-mail: jeskinhacosta@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2010

Como Citar

1.
Araújo TME de, Sá LC de, Silva AA de S, Costa JP. Cobertura vacinal e fatores relacionados à vacinação dos adolescentes residentes na área norte de Teresina/PI. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2010 [citado 28º de setembro de 2022];12(3):502-10. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/6934

Edição

Seção

Artigo Original