Cobertura vacinal e fatores relacionados à vacinação dos adolescentes residentes na área norte de Teresina/PI

Autores

  • Telma Maria Evangelista de Araújo Universidade Federal do Piauí
  • Laís Carvalho de Sá Universidade Federal do Piauí
  • Andréia Alves de Sena Silva Universidade Federal do Piauí
  • Jéssica Pereira Costa Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i3.6934

Palavras-chave:

Adolescente, Enfermagem, Epidemiologia, Imunização.

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i3.6934

Atualmente, os adolescentes fazem parte dos grupos prioritários ao Programa Nacional de Imunização em virtude da elevada susceptibilidade a algumas doenças evitáveis por imunizantes e especialmente pela sua baixa cobertura vacinal necessária ao controle das doenças imunopreveníveis. A presente pesquisa objetivou verificar a cobertura vacinal dos adolescentes residentes na área norte de Teresina. Trata-se de um estudo transversal realizado por meio de inquérito domiciliar, com amostragem por conglomerado. Os dados foram coletados no período de setembro a novembro de 2008, por meio de entrevistas, com 178 adolescentes residentes na área pesquisada. Os resultados foram processados com a utilização do software Epi-Info versão 6.04b. A análise foi feita por meio de estatísticas descritivas como freqüências absolutas e percentuais. Constatou-se que a maioria é do sexo feminino (63%) com 17 a 19 anos de idade (57,3%), 9 a 11 anos de estudo (62%) e renda familiar dois salários mínimos (61%). Aproximadamente 50% desconheciam o cartão e as vacinas destinadas ao adolescente. As coberturas vacinais apresentaram-se baixas, especialmente contra o tétano (2,5%). Conclui-se que a escola e os profissionais de saúde possuem papel preponderante na sensibilização dos adolescentes para o cuidado com a sua saúde.

Descritores: Adolescente; Enfermagem; Epidemiologia; Imunização.

Downloads

Biografia do Autor

Telma Maria Evangelista de Araújo, Universidade Federal do Piauí

Enfermagem. Doutora em Enfermagem em Saúde Coletiva. Professor Adjunto, Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina, PI, Brasil, E-mail: telmaevangelista@gmail.com.

Laís Carvalho de Sá, Universidade Federal do Piauí

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem, UFPI. Bolsista PIBIC/CNPQ/UFPI. Teresina, PI, Brasil, E-mail: laiscarvalhodesa@hotmail.com.

Andréia Alves de Sena Silva, Universidade Federal do Piauí

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem, UFPI. Teresina, PI, Brasil, E-mail: andtotisenna@hotmail.com.


Jéssica Pereira Costa, Universidade Federal do Piauí

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem, UFPI. Teresina, PI, Brasil, E-mail: jeskinhacosta@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2010

Edição

Seção

Artigo Original