Aleitamento materno: orientações, conhecimento e participação do pai nesse processo

Autores

  • Angélica Oliveira Paula
  • Ana Lucia Sartori Universidade Federal de Goiás
  • Cleusa Alves Martins Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i3.6929

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Pai, Promoção da Saúde.

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i3.6929

A participação do pai durante o aleitamento materno pode encorajar a parceira a amamentar e evitar o desmame precoce. O estudo objetivou investigar o conhecimento do pai acerca do aleitamento materno, orientações oferecidas a ele durante o pré-natal e analisar a sua participação nesse processo. Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado em Goiânia/Goiás. A coleta de dados foi realizada entre abril e junho de 2009, com nove pais que acompanhavam seus filhos, com idade de até 24 meses, em serviços da rede pública de saúde, por meio de entrevista utilizando-se roteiro semi-estruturado. Após análise temática dos dados foram criadas as três categorias que revelam que, de modo geral o pai não está envolvido no processo de amamentação, apenas dois foram orientados na assistência pré-natal. A maioria dos entrevistados desejava ser pai e que seus filhos fossem amamentados, reconhecem os benefícios do aleitamento para a criança, mas desconhecem os benefícios da amamentação para a mãe. Os dados mostram que não há uma participação ativa desses na amamentação. Concluímos que os serviços de saúde devem estabelecer metas claras, devendo, instituir uma política de capacitação da equipe de saúde como padrão de qualidade da assistência prestada à mulher, a criança e ao pai.

Descritores: Aleitamento Materno; Pai; Promoção da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Oliveira Paula

Enfermeira. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: angeloliveirapaula@yahoo.com.br.

Ana Lucia Sartori, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professor Assistente, Universidade Federal de Mato Grosso. Sinop, MT, Brasil. E-mail: analu_sartori@yahoo.com.br.

Cleusa Alves Martins, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Associado I, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás. Goiânia GO, Brasil: E-mail: cleusa.alves@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2010

Como Citar

1.
Paula AO, Sartori AL, Martins CA. Aleitamento materno: orientações, conhecimento e participação do pai nesse processo. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2010 [citado 28º de setembro de 2022];12(3):464-70. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/6929

Edição

Seção

Artigo Original