Perfil de internações de pessoas idosas em um hospital público

Autores

  • Claudia Carvalho Respeita da Motta Escola de Enfermagem Anna Nery
  • Cristina Gonçalves Hansel Faculdade Arthur Sá Earp Neto
  • Jaqueline da Silva Escola de Enfermagem Anna Nery

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i3.6865

Palavras-chave:

Cuidado de Enfermagem, Enfermagem Hospitalar, Enfermagem Gerontológica, Atenção Integral ao Idoso, Integralidade.

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i3.6865

O aumento do número de pessoas idosas com 60 anos e mais de vida ocasionaram mudanças no perfil epidemiológico da população brasileira, gerando demandas específicas em termos de cuidados e atenção por sua potencialidade para fragilidade biológica, psicológica e social. Para dar conta de tais demandas, faz-se necessário trabalho interdisciplinar qualificado e disponibilidade de complexo aparato hospitalar e ambulatorial. O estudo é exploratório, quantitativo e corte-temporal. Tem como objetivos, identificar e discutir o perfil de pessoas com 60 anos e mais, internadas em um hospital geral público de ensino de Petrópolis - Rio de Janeiro, durante o ano de 2007. Da descrição dos dados, identificamos 767 internações de idosos. O tempo predominante de internação da população do estudo foi de 85% (n=651) por até 30 dias seguidos de 45,3% (n=347) por até 10 dias. Os problemas de saúde descritos como motivo para internação mais prevalentes foram, 23% (n=177) doenças do aparelho digestivo, 18% (n=138) doenças do aparelho circulatório e 11,9% (n=91) neoplasias. Concluímos, de acordo com o percentual significativo de internações, o tempo de permanência hospitalar prolongado e prevalência de morbidades do aparelho digestivo, haver necessidade urgente de sistematização para a promoção de cuidados integrais e específicos para a clientela idosa.

Descritores: Hospitalização; Enfermagem Geriátrica; Idoso; Serviços de Saúde para Idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Carvalho Respeita da Motta, Escola de Enfermagem Anna Nery

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora, Faculdade Arthur Sá Earp Neto. Petrópolis, RJ, Brasil: E-mail: clauclaudinha@uol.com.br.

Cristina Gonçalves Hansel, Faculdade Arthur Sá Earp Neto

Enfermeira. Mestre em EnfermagemProfessora, Faculdade Arthur Sá Earp Neto. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: E-mail: cristinahansel@yahoo.com.br.

Jaqueline da Silva, Escola de Enfermagem Anna Nery

Enfermeira. PhD em Enfermagem Gerontológica. Professora, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: E-mail: jackiedasilva@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2010

Como Citar

1.
Motta CCR da, Hansel CG, Silva J da. Perfil de internações de pessoas idosas em um hospital público. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2010 [citado 5º de dezembro de 2022];12(3):471-7. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/6865

Edição

Seção

Artigo Original