Aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem de estudantes por meio de tecnologias educacionais: revisão integrativa

Autores

  • Jaqueline da Silva Soares Souto Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, jaquelinesouto91@gmail.com. https://orcid.org/0000-0003-2069-5260
  • Claudia Angélica Mainenti Ferreira Mercês Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, c.mainenti@globo.com. https://orcid.org/0000-0002-0336-6142
  • Rodrigo Nogueira da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, rodrigonogueira.eean@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-3870-5239
  • Paulo Cezar Gonçalves da Silva Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil, pcrj03@yahoo.com.br.
  • Samira Silva Santos Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, samira_opg@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0001-9133-7044
  • Marcos Antônio Gomes Brandão Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, marcosantoniogbrandao@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-8368-8343

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v24.68182

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Tecnologia Educacional, Diagnóstico de Enfermagem, Aprendizagem

Resumo

Objetivo: Analisar as habilidades e experiências desenvolvidas a partir do uso de tecnologias educacionais no raciocínio diagnóstico de enfermagem de estudantes de graduação. Método: Revisão integrativa da literatura realizada em abril de 2020, por meio do acesso online a sete bases de dados, não sendo estabelecido um recorte temporal. Termos de busca como “estudantes de enfermagem”, “tecnologia educacional” e “diagnóstico de enfermagem” foram incorporados nas estratégias de busca. Resultados: Em um universo de 332 títulos e resumos consultados, foram selecionados 21 artigos que respondiam de forma integral à pergunta de pesquisa. Foram identificadas 13 tecnologias educacionais presenciais e 8 virtuais que forneceram habilidades metacognitivas, cognitivas, práticas e experiências do tipo afetivas e motivacionais aos acadêmicos de enfermagem. Conclusão: A maioria das tecnologias presenciais impactaram diretamente no raciocínio diagnóstico dos estudantes, enquanto as tecnologias virtuais contribuíram indiretamente para seu desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Johnsen HM, Fossum M, Vivekananda-Schmidt P, Fruhling A, Slettebø Å. Teaching clinical reasoning and decision-making skills to nursing students: design, development, and usability evaluation of a serious game. Int J Med Inform [Internet]. 2016 [acesso em: 6 set. 2020];94:39-48. Disponível em: http://dx.doi. org/10.1016/j.ijmedinf.2016.06.014.

Araújo FJO, Lima LSA, Cidade PIM, Nobre CB, Neto MLR. Impact of Sars-Cov-2 and its reverberation in global higher education and mental health. Psychiatry Research [Internet]. 2020 [acesso em: 25 nov. 2020];288:112977. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112977.

Carvalho EC, Oliveira-Kumakura ARS, Morais SCRV. Raciocínio clínico em enfermagem: estratégias de ensino e instrumentos de avaliação. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017 [acesso em: 6 set. 2020];70(3):662-8. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0509.

Bruce BC. Educational Technology (II). In: Peters MA (Editor). Encyclopedia of Educational Philosophy and Theory. Singapore: Springer Singapore; 2017. p. 35-48.

Silva DML, Carreiro FA, Mello R. Educational technologies in nursing assistance in health education: integrating review. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2017 [acesso em: 16 set. 2020];11(Suppl.2):1044-51. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5205/reuol.10263-91568-1-RV.1102sup201721.

Wilson RD, Klein JD, Hagler D. Computer-based or human patient simulation-based case analysis: which works better for teaching diagnostic reasoning skills? Nurs Educ Perspect. 2014;35(1):14-8. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5480/11-515.1.

Pobocik T. Using an educational electronic documentation system to help nursing students accurately identify patient data. Int J Nurs Knowl [Internet]. 2015 [acesso em: 15 out. 2020];26(1):26-34. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/2047-3095.12032.

Sousa VEC, Lopes MVO, Keenan GM, Lopez KD. Developing and Testing of a Software Prototype to Support Diagnostic Reasoning of Nursing Students. Int J Nurs Knowl [Internet]. 2018 [acesso em: 15 out. 2020];29(2):124-32. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1111/2047-3095.12145.

Jerônimo IRL, Campos JF, Peixoto MAP, Brandão MAG. Use of clinical simulation to improve diagnostic reasoning in nursing. Esc Anna Nery [Internet]. 2018 [acesso em: 15 out. 2020];22(3):e20170442. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0442.

Harmon MM, Thompson C. Clinical reasoning in pre- licensure nursing students. Teaching and Learning in Nursing [Internet]. 2015 [acesso em: 15 out. 2020]; 10(2):63-70. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.teln.2014.12.001.

Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 (BR) [Internet]. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União, 18 mar. 2020 [acesso em: 20 out. 2020]. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376.

Andrade LGSB, Aguiar NC, Ferrete RB, Santos J. Geração Z e as metodologias ativas de aprendizagem: desafios na educação profissional e tecnológica. Rev Bras Educ Espec [Internet]. 2020 [acesso em: 27 maio 2021];1(18):1-18. Disponível em: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8575.

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enferm [Internet]. 2008 [acesso em: 12 nov. 2020];17(4):758-64. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018.

Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. Journal of advanced nursing [Internet]. 2005 [acesso em: 1 jun. 2020];52(5):546-53. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x.

Moola S, Munn Z, Tufanaru C, Aromataris E, Sears K, Sfetcu R, et al. Chapter 7: Systematic reviews of etiology and risk. In: Aromataris E, Munn Z (Editores). JBI Manual for evidence synthesis. JBI [Internet]. 2020 [acesso em: 23 maio 2020]. Disponível em: https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-08.

Lira ALBC, Lopes MVO. Nursing diagnosis: educational strategy based on problem-based learning. Rev Latino-Am Enferm [Internet]. 2011 [acesso em: 1 abr. 2020];19(4):936-43. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000400012.

Brysiewicz P, Lee MB. Nursing students’ evaluation of the introduction of nursing diagnosis focused tutorials in a university degree programme. Curationis [Internet]. 2009 [acesso em: 4 abr. 2020];32(1):20-4. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4102/curationis.v32i1.866.

Lee MB, Brysiewicz P. Enhancing problem solving and nursing diagnosis in year III Bachelor of Nursing students. Nurse Education Today [Internet]. 2009 [acesso em: 4 abr. 2020];29(4):389-97. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2008.10.008.

Wang JJ, Kao CL, Chen KM, Lee JH, Ku YL. The efficacy of problem solving strategies utilized in professional nursing concepts course to improve problem solving abilities in students enrolled in a two-year baccalaureate nursing program. J Nurs Res [Internet]. 2002 [acesso em: 4 abr. 2020];10(2):113-20. Disponível em: https://doi.org/10.1097/01.JNR.0000347590.36144.bd.

Polaski AL, Vitron SK, Carrier BJ, Carlson DS. A multidimensional teaching-learning strategy for the nursing process. Nurse Educ [Internet]. 1988 [acesso em: 4 abr. 2020];13(4):19-23. https://doi.org/10.1097/00006223-198807000-00011.

Palese A, Saiani L, Brugnolli A, Regattin L. The impact of tutorial strategies on student nurses’ accuracy in diagnostic reasoning in different educational settings: a double pragmatic trial in Italy. International Journal of Nursing Studies [Internet]. 2008 [acesso em: 4 abr. 2020];45(9):1285-98. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2007.10.003.

Bartlett R, Bland A, Rossen E, Kautz D, Benfield S, Carnevale T. Evaluation of the outcome-present state test model as a way to teach clinical reasoning. J Nurs Educ [Internet]. 2008 [acesso em: 4 abr. 2020];47(8):337-44. Disponível em: http://doi.org/10.3928/01484834-20080801-01.

Wuryanto E, Rahayu G, Emilia O, Octavia A. Application of an outcome present test-peer learning model to improve clinical reasoning of nursing students in the intensive care unit. Annals of Tropical Medicine and Public Health [Internet]. 2017 [acesso em: 4 abr. 2020];10(3):657-63. Disponível em: http://doi.org/10.4103/ATMPH.ATMPH_201_17.

McDonald MS, Neumeier M, Olver ME. From linear care plan through concept map to Concepto-Plan: the creation of an innovative and holistic care plan. Nurse Educ Pract [Internet]. 2018 [acesso em: 4 abr. 2020];31:171-6. Disponível em: http://doi.org/10.1016/j.nepr.2018.05.005.

Newsome GG, Tillman MH. Effects of guided design and lecture teaching strategies on knowledge recall and on problem-solving performance of student nurses. International Journal of Nursing Terminologies and Classifications [Internet]. 1990 [acesso em: 4 abr. 2020];1(3):89-96. http://dx.doi.org/10.1111/j.1744-618x.1990.tb00248.x.

Abbasi F, Mofrad MN, Borhani F, Nasiri M. Evaluation of the Effect of training by buzz group method on nursing diagnostic skills of nursing students. Research J Pharm and Tech [Internet]. 2017 [acesso em: 4 abr. 2020];10(1):213-8. Disponível em: http://doi.org/10.213.10.5958/0974-360X.2017.00045.2.

Tesoro MG. Effects of using the developing nurses’ thinking model on nursing students’ diagnostic accuracy. J Nurs Educ [Internet]. 2012 [acesso em: 4 abr. 2020];51(8):436-43. Disponível em: http://doi.org/10.3928/01484834-20120615-01.

Karimi H. Applying nursing process education in workshop framework. Procedia-Social and Behavioral Sciences [Internet]. 2011 [acesso em: 4 abr. 2020];29:561-6. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.11.276.

Kuiper R. Metacognitive factors that impact student nurse use of point of care technology in clinical settings. Int J Nurs Educ Scholarsh [Internet]. 2010 [acesso em: 4 abr. 2020];7(1). Disponível em: http://doi.org/10.2202/1548-923X.1866.

Kuiper R. Use of personal digital assistants to support clinical reasoning in undergraduate baccalaureate nursing students. Comput Inform Nurs [Internet]. 2008 [acesso em: 4 abr. 2020];26(2):90-8. Disponível em: http://doi.org/10.1097/01.NCN.0000304776.40531.bc.

Costa CPV, Luz MHBA. Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre raciocínio diagnóstico: estudo descritivo. Online Braz J Nurs [Internet]. 2015 [acesso em: 4 abr. 2020];14(3):305-12. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3614/361443744011.pdf.

Gomes RLV, Souza RKAG, Belian RB, Vasconcelos EMR. Systematization of nursing care in the hospital: construction of a system applied to academic practice. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2010 [acesso em: 4 abr. 2020];4(4):1914-21. Disponível em: http://doi.org/10.5205/reuol.1410-10062-1-LE.0404spe201010.

Jensen R, Lopes MHBM, Silveira PSP, Ortega NRS. The development and evaluation of software to verify diagnostic accuracy. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2012 [acesso em: 4 abr. 2020];46(1):178-85. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100025.

Morey DJ. Development and Evaluation of Web-Based Animated Pedagogical Agentsfor Facilitating Critical Thinking in Nursing. Nurs Educ Perspect [Internet]. 2012 [acesso em: 4 abr. 2020];33(2):116-20. Disponível em: http://doi.org/10.5480/1536-5026-33.2.116.

Sousa VEC, Lopes MVO, Ferreira GL, Diniz CM, Froes NBM, Sobreira BA. The construction and evaluation of new educational software for nursing diagnoses: a randomized controlled trial. Nurse Educ today [Internet]. 2016 [acesso em: 4 abr. 2020];36:221-9. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.10.027.

Tinôco JDS, Cossi MS, Fernandes MICD, Paiva AC, Lopes MVO, Lira ALBC. Effect of educational intervention on clinical reasoning skills in nursing: a quasi-experimental study. Nurse Educ Today [Internet]. 2021 [acesso em: 26 ago. 2021];105:105027. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.105027.

Kokol P, Železnik D, Završnik J, Vošner HB. Nursing research literature production in terms of the scope of country and health determinants: a bibliometric study. J Nurs Scholarsh [Internet]. 2019 [acesso em: 26 ago. 2021];51(5):590-8. Disponível em: https://doi. org/10.1111/jnu.12500.

Alcalá-Albert GJ, Parra-González ME. Bibliometric analysis of scientific production on nursing research in the web of science. Educ Sci [Internet]. 2021 [acesso em: 26 ago. 2021];11(9):455. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci11090455.

Bliss M, Aitken LM. Does simulation enhance nurses’ ability to assess deteriorating patients? Nurse Education in Practice [Internet]. 2018 [acesso em:4 abr. 2020];28:20-6. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2017.09.009.

Brandão CFS, Collares CF, Cecílio-Fernandes D. Simuladores, pacientes padronizados e híbridos. In: Scalabrini Neto A, Fonseca AS, Brandão CFS. (Editores). Simulação realística e habilidades na saúde. Rio de Janeiro: Atheneu; 2017. p. 11-21.

Ozekcin LR, Tuite P, Willner K, Hravnak M. Simulation education: early identification of patient physiologic deterioration by acute care nurses. Clin Nurse Spec [Internet]. 2015 [acesso em: 02 fev. 2021];29(3):166-73. Disponível em: https://doi.org/10.1097/NUR.0000000000000123.

Carvalho EC, Oliveira-Kumakura ARS, Morais SCRV. Clinical reasoning in nursing: teaching strategies and assessment tools. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017 [acesso em: 02 fev. 2021];70(3):662-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0509.

Silveira MS, Cogo ALP. The contributions of digital technologies in the teaching of nursing skills: an integrative review. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2017 [acesso em: 02 fev. 2021];38(2):e66204. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.02.66204.

Hara CYN, Aredes NA, Fonseca LMM, Silveira RCCP, Camargo RAA, Goes FSN. Clinical case in digital technology for nursing students’ learning: an integrative review. Nurse Educ Today [Internet]. 2016 [acesso em: 13 nov. 2020];38:119-25. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2015.12.002.

Lanzoni GMM, Meirelles BHS, Erdmann AL, Thofehrn MB, Dall’Agnol CM. Actions/interactions motivating nursing leadership in the context of primary health care. Texto & Contexto Enferm [Internet]. 2015 [acesso em: 13 nov. 2020]; 24(4):1121-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-0707201500003740013.

Taherdoost H. A review of technology acceptance and adoption models and theories. Procedia Manuf [Internet]. 2018 [acesso em: 28 dez. 2021];22:960-7. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.promfg.2018.03.137.

Crossetti MGO, Goes MGO. Habilidades de pensamento crítico no processo diagnóstico de enfermagem. In: T. H. Herdman (Editor) PRONANDA: Programa de Atualização em Diagnósticos de Enfermagem. Porto Alegre: Artmed Panamericana; 2016. 4(1):9-34.

Bittencourt GKGD, Crossetti MGO. Critical thinking skills in the nursing diagnosis process. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2013 [acesso em: 10 nov. 2020]; 47(2):337-43. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-62342013000200010.

Nelson TO, Kruglanski AW, Jost JT. Knowing thyself and others: Progress in metacognitive social psychology. In: Yzerbyt VY, Lories G, Dardenne B (Editores). Metacognition: cognitive and social dimensions. London: Sage Publications [Internet]. 1998 [acesso em: 10 nov. 2020];69-89. Disponível em: https://doi.org/10.4135/9781446279212.n5.

Kuiper R, Pesut DJ, Turrise S, O’Donnell S. The essentials of clinical reasoning for nurses: using the outcome-present state test model for reflective practice. Indianapolis: Sigma Theta Tau; 2017.

Veenman M, Elshout JJ. Changes in the relation between cognitive and metacognitive skills during the acquisition of expertise. Eur J Psychol Educ [Internet]. 1999 [acesso em: 10 nov. 2020];14:509-23. Disponível em: https://doi.org/10.1007/BF03172976.

Wildman JL, Shuffler ML, Lazzara EH, Fiore SM, Burke CS, Salas E, et al. Trust development in swift starting action teams: a multilevel framework. Group & Organization Management [Internet]. 2012 [acesso em: 07 nov. 2020];37(2):137-70. Disponível em: http://doi.org/10.1177/1059601111434202.

Lajoie SP, Zheng J, Li S, Jarrell A, Gube M. Examining the interplay of affect and self regulation in the context of clinical reasoning. Learn Instr [Internet]. 2021 [acesso em: 26 ago. 2021];72:101219. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2019.101219.

Efklides A. Metacognition and affect: what can metacognitive experiences tell us about the learning process? Educational Research Review [Internet]. 2006 [acesso em: 10 nov. 2020];1(1):3-14. Disponível em: http://doi.org/10.1016/j.edurev.2005.11.001.

Bernardino AO, Coriolano-Marinus MWL, Santos AHS, Linhares FMP, Cavalcanti AMTS, Lima LS. Motivation of nursing students and their influence in the teaching-learning process. Texto & Contexto Enferm [Internet]. 2018 [acesso em: 10 nov. 2020];27(1):e1900016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-070720180001900016.

Bublitz S, Guido LA, Kirchhof RS, Neves ET, Lopes LFD. Perfil sociodemográfico e acadêmico de discentes de enfermagem de quatro instituições brasileiras. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2015 [acesso em: 07 nov. 2020];36(1):77-83. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2015.01.48836.

Grando T, Zuse CL. Dificuldades na implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Exercício Profissional–Revisão Integrativa. Revista Contexto & Saúde [Internet]. 2015 [acesso em: 07 nov. 2020];14(26):28-35. Disponível em: https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.26.28-35.

Bos E, Alinaghizadeh H, Saarikoski M, Kaila P. Factors associated with student learning processes in primary health care units: a questionnaire study. Nurse Educ Today [Internet]. 2015 [acesso em: 07 nov. 2020];35(1):170-5. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.09.012.

Publicado

30/03/2022

Como Citar

1.
Souto J da SS, Mercês CAMF, Silva RN da, Silva PCG da, Soares SSS, Brandão MAG. Aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem de estudantes por meio de tecnologias educacionais: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de março de 2022 [citado 18º de abril de 2024];24:68182. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/68182

Edição

Seção

Artigo de Revisão