Cuidados ao recém nascido em fototerapia: o conhecimento da equipe de enfermagem

Autores

  • Nathália Silva Gomes Universidade Federal do Triângulo
  • Jesislei Bonolo do Amaral Teixeira Universidade Federal do Triângulo
  • Elizabeth Barichello Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i2.6507

Palavras-chave:

Icterícia, Fototerapia, Enfermagem.

Resumo

A icterícia é uma das alterações mais frequentes tanto em recém-nascidos a termo  quanto em prematuros. A fototerapia é o tratamento mais utilizado nestes casos, porém este tratamento pode ocasionar algumas alterações no bebê, as quais  devem ser prevenidas e detectadas precocemente pela equipe de enfermagem. O objetivo do estudo foi identificar o conhecimento da equipe de enfermagem acerca dos cuidados ao recém-nascido e complicações relacionadas a fototerapia.  Trata-se de um estudo prospectivo e descritivo realizado com a equipe de enfermagem dos setores de Serviço de enfermagem da Unidade Neonatológica, Alojamento Conjunto e CTI Neonatal de um Hospital Universitário. As temáticas da entrevista abordaram sobre: quando é iniciada a fototerapia no RN, quem realiza a avaliação da evolução da icterícia, quais os possíveis efeitos colaterais no RN e quem os avalia, e sobre os cuidados realizados ao RN em fototerapia e aos equipamentos utilizados. Percebemos que o melhor conhecimento da equipe de enfermagem sobre os cuidados relacionados ao recém-nascido em fototerapia e aos aparelhos utilizados propicia maior qualidade na assistência, resultados mais rápidos e eficazes e reconhecimento do trabalho da enfermagem no cuidado.

Descritores: Icterícia; Fototerapia; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Silva Gomes, Universidade Federal do Triângulo

Enfermeira. Mestranda em Atenção á Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil.

Jesislei Bonolo do Amaral Teixeira, Universidade Federal do Triângulo

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Professor Assistente, Centro de Graduação de Enfermagem, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil.

Elizabeth Barichello, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto, Centro de Graduação de Enfermagem, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

05/07/2010

Como Citar

1.
Gomes NS, Teixeira JB do A, Barichello E. Cuidados ao recém nascido em fototerapia: o conhecimento da equipe de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 5º de julho de 2010 [citado 25º de abril de 2024];12(2):342-7. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/6507

Edição

Seção

Artigo Original