A doença de Alzheimer na visão do cuidador: um estudo de caso

Autores

  • Marília Duarte Valim Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP - USP)
  • Dênis Derly Damasceno Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena.
  • Luana Caroline Abi-acl Fundação Hospitalar São Vicente de Paula - Hospital São José - Nova Serrana/MG
  • Fernanda Garcia Unidade Mista de Saúde "Farmacêutico Raul da Costa Câmara" - Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim - SP.
  • Silvana Maria Coelho Leite Fava Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas - MG.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i3.6410

Palavras-chave:

Doença de Alzheimer, Cuidadores, Enfermagem Geriátrica.

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i3.6410

A doença de Alzheimer (DA) aumenta a demanda por cuidados devido ao comprometimento cognitivo-funcional de seus portadores. O estudo proposto teve como objetivo geral compreender o significado atribuído pelo familiar na prestação do cuidado domiciliar a um paciente portador de DA. Trata-se de um estudo de caso, realizado no município de Alfenas/MG, no ano de 2006, por meio de entrevista aplicada a um cuidador de um portador de DA, na qual foram identificados os núcleos de sentido, organizados e agrupados em categorias. Foram observados aspectos relevantes como as modificações no estilo de vida do cuidador e família para incluir as novas necessidades do portador de DA; a sobrecarga física e emocional decorrente do cuidado, cansaço e estresse manifestados em irritabilidade, frustração, tristeza, solidão - sentimentos frequentemente relatados, estando estes associados ao convívio diário com o doente, falta de recursos, principalmente do setor público e despreparo em oferecer suporte ao idoso e ao familiar que presta cuidado. Desta forma concluímos que há necessidade de mais estudos sobre o familiar cuidador e investimentos no apoio a este, devido ao aumento do número de idosos e doenças crônico-degenerativas.

Descritores: Doença de Alzheimer; Cuidadores; Enfermagem Geriátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Duarte Valim, Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP - USP)

Enfermeira. Especialista em Saúde do Trabalho. Mestranda do Programa de Enfermagem Fundamental (PEF), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: ma_duarte1@hotmail.com.

Dênis Derly Damasceno, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena.

Enfermeiro. Doutor em Fisiologia e Farmacologia. Docente, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena. Barbacena, MG, Brasil. E-mail: denis.damasceno@ifsudestemg.edu.br.


Luana Caroline Abi-acl, Fundação Hospitalar São Vicente de Paula - Hospital São José - Nova Serrana/MG

Enfermeira. Enfermeira da Fundação Hospitalar São Vicente de Paula - Hospital São José. Nova Serrana, MG, Brasil. E-mail: luabiacl@hotmail.com.

Fernanda Garcia, Unidade Mista de Saúde "Farmacêutico Raul da Costa Câmara" - Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim - SP.

Enfermeira. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim. Santo Antônio do Jardim, SP, Brasil. E-mail: fergarcia19@hotmail.com.

Silvana Maria Coelho Leite Fava, Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas - MG.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda, PEF, EERP, USP. Professor Adjunto, Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil. E-mail: silvanalf2005@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

01/10/2010

Como Citar

1.
Valim MD, Damasceno DD, Abi-acl LC, Garcia F, Fava SMCL. A doença de Alzheimer na visão do cuidador: um estudo de caso. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 1º de outubro de 2010 [citado 9º de dezembro de 2022];12(3):528-34. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/6410

Edição

Seção

Artigo Original