Implementação do Alojamento Conjunto: dificuldades enfrentadas na percepção de uma equipe de enfermagem

Autores

  • Ana Carolina Faria Maternidade Dona Francisca Cintra e Silva
  • Luciana Magalhães Prefeitura Municipal de Dourado
  • Sonia Regina Zerbetto Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i4.6328

Palavras-chave:

Saúde materno-infantil, Alojamento conjunto, Enfermagem Obstétrica

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i4.6328

O alojamento conjunto (AC) consiste em um sistema de internação hospitalar em que mãe e recém-nascido sadio permanecem juntos por 24 horas. Estudo descritivo-analítico, de abordagem qualitativa, que objetivou identificar por meio da perspectiva da equipe de enfermagem, as dificuldades encontradas para implementação do Alojamento Conjunto em uma maternidade do interior de São Paulo, bem como analisar se o sistema respeita as normas básicas para o AC, preconizadas pelo Ministério da Saúde. Os dados foram coletados em 2008, por meio de entrevista semi-estruturada, observação livre e submetidos à análise de conteúdo temática. Emergiram quatro categorias temáticas: AC - espaço de relações e de cuidados; dificuldades da equipe de enfermagem ao cuidar das mães; condições limitadoras de trabalho ao desenvolvimento das atividades de enfermagem e infraestrutura do AC - recursos materiais, físicos e humanos. Os resultados apontaram que as maiores dificuldades dos profissionais de enfermagem envolveram a execução de suas atribuições devido às instalações físicas inadequadas, redução de recursos humanos e materiais e ao processo educacional e técnico durante a orientação às mães, principalmente quanto à amamentação e cuidados com o coto umbilical. Concluiu-se que o AC necessita ser revisto, considerando as recomendações advindas do Ministério da Saúde.

Descritores: Saúde materno-infantil; Alojamento conjunto; Enfermagem Obstétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Faria, Maternidade Dona Francisca Cintra e Silva

Enfermeira. Enfermeira chefe da Maternidade Dona Francisca Cintra e Silva. São Carlos, SP. Brasil. E-mail: carol.enfunicep@yahoo.com.br.

Luciana Magalhães, Prefeitura Municipal de Dourado

Enfermeira. Enfermeira de Unidade Saúde da Família, Prefeitura Municipal de Dourado. Dourado, SP, Brasil. E-mail: lumag_enf@yahoo.com.br.

Sonia Regina Zerbetto, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental. Professor Adjunto, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos, Brasil. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: szerbetto@ufscar.br.

Downloads

Publicado

31/12/2010

Como Citar

1.
Faria AC, Magalhães L, Zerbetto SR. Implementação do Alojamento Conjunto: dificuldades enfrentadas na percepção de uma equipe de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2010 [citado 28º de maio de 2022];12(4):669-77. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/6328

Edição

Seção

Artigo Original