A percepção dos portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 em relação à amputação

Autores

  • Lúcia Percília Pereira Lucas
  • Elizabeth Barichello Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Fernanda Bonato Zuffi Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Maria Helena Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i3.6005

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, Pé diabético, Amputação

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i3.6005

O Diabetes mellitus é considerado um problema de saúde pública por se tratar de uma doença crônica que afeta grande parte da população. Entre suas principais complicações encontram-se a neuropatia diabética e a doença vascular periférica, que podem evoluir para a amputação dos membros inferiores. Realizou-se um estudo descritivo com abordagem qualitativa e hermenêutica que teve como objetivos descrever a percepção dos pacientes portadores de Diabetes mellitus tipo 2 em relação a sua amputação e expectativas para o futuro. Os dados foram coletados em um hospital público, de ensino, de grande porte no município de Uberaba no período de fevereiro a abril de 2008 com sete sujeitos por meio da aplicação de um questionário semi-estruturado. Para tratamento dos dados utilizou-se a análise temática das quais emergiram duas unidades temáticas: o sentimento da perda do membro e expectativa pós amputação. Apreendeu-se que passar por uma amputação pode gerar sentimentos de tristeza e alívio. Quanto às expectativas pós-amputação identificaram-se a dependência às atividades diárias; o apego religioso e o medo de reviver uma nova amputação. Estes achados apontam para a importância do cuidado holístico do ser humano frente às mudanças e suas necessidades de readaptações à sociedade. 

Descritores: Diabetes mellitus; Pé diabético; Amputação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Percília Pereira Lucas

Enfermeira. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: luciapercilia@gmail.com.

Elizabeth Barichello, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto, Centro de Graduação de Enfermagem (CGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG, Brasil. E-mail: lizabaric@gmail.com.

Fernanda Bonato Zuffi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professor Assistente, CGE, UFTM. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: fbzuffi@yahoo.com.br.

Maria Helena Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto. Professor Adjunto, CGE, UFTM. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: mhelena331@hotmail.com.

Downloads

Publicado

01/10/2010

Como Citar

1.
Lucas LPP, Barichello E, Zuffi FB, Barbosa MH. A percepção dos portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 em relação à amputação. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 1º de outubro de 2010 [citado 28º de março de 2024];12(3):535-8. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/6005

Edição

Seção

Artigo Original