Unidades de Radiologia Intervencionista/Hemodinâmica: caracterização do enfermeiro e da estrutura da unidade

Autores

  • Ruth Natalia Teresa Turrini Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i2.5811

Palavras-chave:

Radiologia Intervencionista, Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, Enfermeiras.

Resumo

Enfermagem em radiologia é um novo campo de trabalho que requer além das habilidades habituais de enfermagem, competências na área de cuidados críticos. Este estudo descritivo se propôs a conhecer o perfil do enfermeiro e caracterizar as unidades de hemodinâmica e radiologia que realizam procedimentos minimamente invasivos. A amostra foi constituída por 15 hospitais com número de leitos superior a 50 localizados no município de São Paulo (Brasil). Dois questionários foram enviados às unidades por correio: um sobre as características da unidade e outro sobre o perfil do enfermeiro. O questionário sobre o perfil do enfermeiro foi respondido por 56 enfermeiros. O número médio de enfermeiros atuando em unidades de hemodinâmica e radiologia nos hospitais governamentais foi de 2,8 e nos hospitais privados de 2,2; tempo médio de formação profissional foi de 12,5 anos; 67,9% frequentaram um curso de especialização, a maioria em administração hospitalar. Dos enfermeiros, 16,1% tinham experiência anterior em radiologia e apenas 17,9% foram contratados para trabalhar de imediato nas unidades de radiologia/hemodinâmica. Metade dos serviços possuía uma estrutura física que atendia à normalização legal. O número de enfermeiros que participava de núcleos de estudo na área cardiovascular ou de radiologia foi reduzido.

Descritores: Radiologia Intervencionista; Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos; Enfermeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruth Natalia Teresa Turrini, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Saúde Publica. Professora Doutora, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

05/07/2010

Como Citar

1.
Turrini RNT. Unidades de Radiologia Intervencionista/Hemodinâmica: caracterização do enfermeiro e da estrutura da unidade. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 5º de julho de 2010 [citado 6º de julho de 2022];12(2):315-20. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/5811

Edição

Seção

Artigo Original