Metodologia clínico-qualitativa na produção científica no campo da saúde e ciências humanas: uma revisão integrativa

Autores

  • Jennifer Bazilio Bassora Unicamp
  • Claudinei José Gomes Campos Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i4.5804

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa, Literatura de Revisão como Assunto, Técnicas de Pesquisa

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i4.5840

A pesquisa qualitativa vem ascendendo sua utilização, por profissionais de saúde, principalmente nas últimas décadas. Desta forma, o objetivo deste estudo foi caracterizar as pesquisas produzidas nas diversas áreas da saúde e ciências humanas, utilizando especificamente a metodologia clínico-qualitativa. Trata-se de uma revisão integrativa que abarcou as publicações nacionais de 2000 a 2010, nas bases de dados Cinahl,  PubMed e nas bibliotecas virtuais Bireme e SciELO, utilizando as palavras-chave pesquisa qualitativa, método clínico-qualitativo, metodologia clínico-qualitativa. Foram identificados 55, dos quais 33 compuseram a amostra do estudo. Os resultados apontaram crescimento nas publicações nos últimos anos. A aplicação deste referencial metodológico apresentou-se pertinente, especialmente nas pesquisas vinculadas aos settings de saúde, porém percebemos deficiências na produção de alguns destes artigos, sobretudo em relação a abordagem metodológica. Por tratar-se de um método de recente utilização, sua aplicação ainda carece de melhor entendimento e desenvolvimento, por parte de alguns autores.

Descritores: Pesquisa Qualitativa; Literatura de Revisão como Assunto; Técnicas de Pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jennifer Bazilio Bassora, Unicamp

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Campinas, SP, Brasil. E-mail: jenniferbazilio@yahoo.com.br.

Claudinei José Gomes Campos, Unicamp

Enfermeiro. Doutor em Ciências Médicas. Professor Doutor, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil. E-mail: cjcampos@fcm.unicamp.br.

Downloads

Publicado

31/12/2010

Edição

Seção

Artigo de Revisão