Diagnósticos de enfermagem em pediatria à luz das necessidades essenciais das crianças

Autores

  • Nádia Proença de Melo Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, nadia.melo16@usp.br.
  • Juliana Martins de Souza Universidade Federal de Goiás (UFG), Catalão, Goiás, Brasil, jumartins2005@gmail.com.
  • Samara Macedo Cordeiro Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil, samara.cordeiro@fcmsantacasasp.edu.br.
  • Clariana Vitória Ramos de Oliveira Harvard T. H. Chan Scholl of Public Health, Boston, Massachusetts, Estados Unidos da América, clarivitoria@gmail.com.
  • Maria De La Ó Ramallo Veríssimo Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, mdlorver@usp.br.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v21.57041

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica, Saúde da Criança, Diagnósticos de Enfermagem

Resumo

Objetivou-se levantar estudos de desenvolvimento de diagnósticos de enfermagem em pediatria e relacionar tais diagnósticos às necessidades essenciais das crianças. Estudo teórico, de revisão da literatura nas bases Cinahl, Embase, Bdenf, e no portal Pubmed, e análise comparativa das definições e componentes dos diagnósticos selecionados, com os conteúdos das necessidades essenciais das crianças. Foram identificados 10 diagnósticos, em 17 artigos de estudos de desenvolvimento de diagnósticos de enfermagem em pediatria. A maioria dos diagnósticos foi relativa a agravos respiratórios, além de dor e nutrição, os quais correspondem à necessidade essencial de proteção física e segurança. Os diagnósticos voltados ao desenvolvimento infantil tiveram correspondência ao maior número de necessidades essenciais das crianças. Concluiu-se que a necessidade de proteção física e segurança é a mais contemplada nos diagnósticos selecionados e os diagnósticos de desenvolvimento infantil tiveram maior abrangência de resposta a necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

31/12/2019

Edição

Seção

Artigo de Revisão