Estratégias para a promoção da segurança do paciente em hospitais de urgência

Autores

  • Patrícia Tavares dos Santos Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia (GO), Brasil. triciatavares@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-7375-9785
  • Vera Lúcia Mira Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto (SP), Brasil. vlmirag@usp.br
  • Thaisa Cristina Afonso Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia (GO), Brasil. qualitha@yahoo.com.br
  • Cristiane Chagas Teixeira Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia (GO), Brasil. cc-teixeira@hotmail.com
  • Ana Lúcia Queiroz Bezerra Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia (GO), Brasil. analuciaqueiroz@uol.com.br https://orcid.org/0000-0002-6439-9829

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v22.56354

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Avaliação em Saúde, Educação Continuada, Gerenciamento da Prática Profissional, Emergências

Resumo

Objetivo: Estudo com objetivo de descrever os principais problemas relacionados à segurança do paciente e as propostas implantadas para sua superação em serviços hospitalares de urgência. Método: Foi desenvolvido por meio da análise documental de quatro projetos gerenciais elaborados por líderes de instituições hospitalares de uma capital brasileira, como produto de um processo formativo de um programa de Educação Permanente em Saúde. Resultados: Foram elencados problemas, como falhas no atendimento às metas de segurança do paciente, insuficiência de recursos físicos, materiais e de pessoal, ausência de gestão de leitos e de risco, que resultavam em superlotação. A maioria das propostas de superação estavam relacionadas aos processos de trabalho. Conclusão: A descrição de problemas estruturais, de processo e resultados comuns aos hospitais, bem como ações de melhoria, pode colaborar para a construção de diretrizes imprescindíveis à segurança do paciente.

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Publicado

23/12/2020

Edição

Seção

Artigo Original