Estratégias para a promoção da segurança do paciente em hospitais de urgência
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v22.56354Palavras-chave:
Segurança do Paciente, Avaliação em Saúde, Educação Continuada, Gerenciamento da Prática Profissional, EmergênciasResumo
Objetivo: Estudo com objetivo de descrever os principais problemas relacionados à segurança do paciente e as propostas implantadas para sua superação em serviços hospitalares de urgência. Método: Foi desenvolvido por meio da análise documental de quatro projetos gerenciais elaborados por líderes de instituições hospitalares de uma capital brasileira, como produto de um processo formativo de um programa de Educação Permanente em Saúde. Resultados: Foram elencados problemas, como falhas no atendimento às metas de segurança do paciente, insuficiência de recursos físicos, materiais e de pessoal, ausência de gestão de leitos e de risco, que resultavam em superlotação. A maioria das propostas de superação estavam relacionadas aos processos de trabalho. Conclusão: A descrição de problemas estruturais, de processo e resultados comuns aos hospitais, bem como ações de melhoria, pode colaborar para a construção de diretrizes imprescindíveis à segurança do paciente.
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