Tecnologia educativa para cuidadores de crianças e adolescentes dependentes de cuidados especiais no domicílio

Autores

  • Natália Lúcia Lima de Oliveira Universidade Estadual do Ceará (UEC). Fortaleza (CE), Brasil. nlfisioterapia@gmail.com
  • Eryjosy Marculino Guerreiro Barbosa Centro Universitário Christus. Fortaleza (CE). eryjosy@msn.com https://orcid.org/0000-0002-2675-7023
  • Mardênia Gomes Vasconcelos Pitombeira Universidade Estadual do Ceará (UEC). Fortaleza (CE), Brasil. mardeniagomes@yahoo.com.br
  • Edna Maria Camelo Chaves Universidade Estadual do Ceará (UEC). Fortaleza (CE), Brasil. ednacam3@hotmail.com
  • Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho Universidade Estadual do Ceará (UEC). Fortaleza (CE), Brasil. rhannalima@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-3406-9685

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v22.56051

Palavras-chave:

Assistência Domiciliar, Crianças com Deficiência, Cuidadores, Enfermagem, Tecnologia Educacional

Resumo

Materiais educativos podem promover resultados expressivos na promoção da saúde. No entanto, a contribuição desses materiais depende do processo de elaboração e das formas de comunicação utilizadas para transmitir as informações. O estudo teve como objetivo desenvolver uma tecnologia educativa para cuidadores de crianças e adolescentes dependentes de cuidados especiais no domicílio. Estudo metodológico realizado em cinco fases: sistematização de conteúdo, escolha das ilustrações, composição da cartilha, validação da cartilha por juízes e pelos cuidadores. A cartilha foi elaborada com base em revisão integrativa da literatura e por entrevistas com 19 cuidadores. O índice de validade de conteúdo entre os juízes foi de 0,99, indicando ótimo grau de concordância. A validação semântica pelos cuidadores obteve-se um percentual de concordância de 100%. Diante dos resultados conclui-se que a tecnologia educativa teve excelente aceitação, podendo contribuir para o cuidado de crianças e adolescentes acamados em domicílio.

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Publicado

05/10/2020

Edição

Seção

Artigo Original