Experiências de professores com o autismo: impacto no diagnóstico precoce e na inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v21.55954Resumo
Objetivou-se compreender como a experiência com o autismo pode impactar na identificação de traços autísticos em alunos, pelos professores da Educação Infantil, sob a perspectiva do diagnóstico precoce e da inclusão escolar. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo. Participaram do estudo dez professores de dez Centros Municipais de Educação Infantil de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo análise de conteúdo, modalidade temática. Evidenciaram-se dois núcleos temáticos: “Conhecimentos, experiências e percepções sobre o TEA” e “O professor frente ao aluno com TEA e os investimentos para a detecção e inclusão”. Concluiu-se que os professores são capazes de identificar sinais de autismo, contribuindo para o diagnóstico precoce e que experiências positivas cooperaram para a acurácia na detecção e para a inclusão escolar. Ações intersetoriais e interprofissionais necessitam ser ampliadas a fim de oportunizar o acolhimento e o cuidado integral.
Descritores: Transtorno autístico. Cuidado da criança. Diagnóstico precoce. Docentes. Inclusão educacional.
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